CBHA
 
 
   
   
 
 
Anais CBHA 2011
     
     
     
  Conferências  
     
  Alvaro Medina (Universidad Nacional, Bogotá)  
  Las esculturas metálicas de Edgar Negret y sus reinterpretaciones del mundo  
     
  Ariel Jimenez (Curador de arte moderna e contemporânes da Coleção Patricia Phelps de Cisneros, Caracas)  
  Hacer la historia  
     
  Gerardo Mosquera (Curador e crítico independente)  
  Más allá de la Antropofagia. Arte e Internacionalización  
     
     
  Mesa-redonda 1  
  Circulação e transferência, migrações e contaminações  
  Moderadora: Cláudia Valladão de Mattos (UNICAMP)  
     
  Jens Baumgarten (UNIFESP)  
  Anacronismo e alteridade na arte colonial  
     
  Elaine Dias (UNIFESP)  
  As princesas de Bragança - dos retratos de Taunay à tradição retratística espanhola  
     
  Arthur Valle (UFRJ)  
  Comentários sobre artistas portugueses na revista Illustração Brasileira em 1925  
     
     
  Mesa-redonda 2  
  Circulação e transferência, migrações e contaminações  
  Moderadora: Almerinda da Silva Lopes (UFES) - [texto de apresentação]  
     
  Vera Beatriz Siqueira (UERJ)  
  Expressão como valor: a coleção de Raymundo de Castro Maya  
     
  Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPEL)  
  Estabelecer-se ou perambular: os desafios dos artistas na Província de São Pedro  
     
  Felipe Chaimovich (FAAP)  
  A Tradição do Jardim Meditativo: do Hyde Park ao Ibirapuera  
     
     
  Mesa-redonda 3  
  Imagem e materialidade na história da arte  
  Moderador: José Augusto Avancini (UFRGS) - [texto de apresentação]  
     
  Maria Inez Turazzi (Museu Imperial)  
  Marinhas do Rio de Janeiro: tradição e experimentação fotográfica nos oitocentos  
     
  Claudia Valladão de Mattos (UNICAMP)  
  ‘Arquivos escritos em barro’: a relação entre arte e arqueologia no final do século XIX no Brasil  
     
  Paulo Knauss (UFF)  
  Imaginação escultórica e identidade étnica no século XIX: O Negro Horácio, de Louis Rochet, entre a França e o Brasil  
     
  Icleia Borsa Cattani (UFRGS)  
  Espaço e Luz na Pintura: Uccello, Manet, Scully  
     
     
  Mesa-redonda 4  
  Modelos, cópias e ressignificações  
  Moderador: Luiz Freire (UFBA)  
     
  Maria Beatriz de Mello e Souza (UFRJ)  
  Duas pinturas barrocas no convento de Santo Antonio do Rio de Janeiro  
     
  Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho (PUC-RJ)  
  A imaginária fluminense no Inventário de Arte Sacra do INEPAC: Noroeste – Norte – Baixada Litorânea  
     
  Nelson Pôrto Ribeiro (UFES)  
  A tradição clássica neoplatônica na arte barroca luso-americana  
     
     
  Mesa-redonda 5  
  Modelos, cópias e ressignificações  
  Moderador: Carlos Gonçalves Terra (UFRJ) - [texto de apresentação]  
     
  Raquel Quinet Pífano (UFJF)  
  Desenho e Idéia na Tratadística Lusitana de Pintura  
     
  Sonia Gomes Pereira (UFRJ)  
  Tradição e Cópias – o Caso do Museu D. João VI da Escola de Belas Artes/UFRJ  
     
  Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA)  
  “Ode a São José”; a ornamentação da capela de São José do Jenipapo em Castro Alves, Bahia  
     
     
  Mesa-redonda 6  
  Instituições, fronteiras e marginalidade  
  Moderadora: Vera Beatriz Siqueira (UERJ)  
     
  Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ)  
  Tradição, originalidade e formação de artistas na Academia Imperial das Belas Artes  
     
  Bianca Knaak (UFRGS)  
  O MAC do Rio Grande do Sul: um museu que resiste (existe?)!  
     
     
  Mesa-redonda 7  
  Coexistências, anacronismos, coesão e ambiguidade  
  Moderador: Jorge Coli (UNICAMP)  
     
  Mirian Nogueira Seraphim (IFMT)  
  O Processo Criativo em Visconti  
     
  Ana Gonçalves Magalhães (MAC-USP)  
  Realismo, Classicismo, Latinidade: As Coleções Matarazzo e o Modernismo Italiano dos Anos 1930  
     
  Angela Âncora Luz (UFRJ)  
  A imagem e o sentido na materialidade da obra de Jorge Duarte  
     
     
  Mesa-redonda 8  
  Intenções e interpretações, atribuições e legitimações  
  Moderadora: Icléia Cattani (UFRGS)  
     
  Maria de Fátima Morethy Couto (UNICAMP)  
  As contradições das vanguardas brasileiras: as ambiguidades do grupo Vanguarda de Campinas  
     
  Emerson Dionísio Gomes de Oliveira (UnB)  
  A Arte de Julgar: apontamentos sobre os júris de salões brasileiros nos anos de 1960  
     
  Maria Luisa Távora (UFRJ)  
  A Crítica e a Gravura Artística- Anos 1950/60: Entendimentos da Experiência Informal  
     
  Maria Lúcia Bastos Kern (PUC-RS)  
  História da Arte, Estudos Visuais, Cultura Visual: Combates e Debates  
     
     
  Mesa-redonda 9  
  Coexistências, anacronismos, coesão e ambiguidade  
  Moderadora: Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ) - [texto de apresentação]  
     
  Denise Gonçalves  
  Modelos para o ensino acadêmico de arquitetura: a coleção de obras raras do Museu D. João VI.  
     
  Marize Malta (UFRJ)  
  Aprender a ver: modelos para o decorativo nas Obras Raras do Museu D. João VI  
     
  Maria do Carmo de Freitas Veneroso (UFMG)  
  Gravura em Minas Gerais: primórdios e desdobramentos  
     
  Angela Maria Grando Bezerra (UFES)  
  A lacuna do objeto e/ou inter-relações no “habitar” o espaço da obra de arte  
     
     
  Mesa-redonda 10  
  Estratégias de subversão e assimilação  
  Moderadora: Maria Luisa Távora (UFRJ) - [texto de apresentação]  
     
  Marília Andrés Ribeiro (UFMG)  
  Frederico Morais: crítica e curadoria na contracultura  
     
  Almerinda da Silva Lopes (UFES)  
  Arte Conceitual: Ativismo Político e Marginalidade  
     
  Marco Antonio Pasquallini de Andrade (UFU)  
  Artistas Brasileiros na Exposição Information: primeiras investigações  
     
  Silvia Meira (USP)  
  A Constelação Contemporânea  
     
     
  Mesa-redonda 11  
  Estratégias de subversão e assimilação  
  Moderadora: Angela Maria Grando Bezerra (UFES) - [texto de apresentação]  
     
  Ana Maria Albani Carvalho (UFRGS)  
  Artes do Espaço em Tempos de Modernidade Líquida: a Instalação como Problemática  
     
  Paulo Antonio de Menezes Pereira da Silveira (UFRGS)  
  Apontamentos sobre Ulises Carrión  
     
  Nara Cristina Santos (UFSM)  
  Arte, tecnologia e mídias digitais: considerações para um discurso historiográfico da arte contemporânea  
     
     
 
 
     
      Portal da Unicamp   Instituto de Artes Unicamp   Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais   UFRJ   Escola de Belas Artes UFRJ     Portal UnB   50 Anos da Universidade de Brasília
     
      capes   cnpq   FAEPEX