CBHA
 
 
   
   
     
     
 
  XXXI Colóquio CBHA 2011  
  [Com/Con] tradições na História da Arte  
     
  XXX! Colóquio CBHA 2011  
 
     
  RESUMOS  
   
  CONFERENCISTAS  
     
     
  Las esculturas metálicas de Edgar Negret y sus reinterpretaciones del mundo  
  Alvaro Medina  
     
  Construir la historia  
  Ariel Jiménez  
     
  Arte e internacionalización. Más allá de la antropofagia  
  Gerardo Mosquera  
     
  Historia y arte / arte y memoria  
  Laura Malosetti Costa  
     
  A presença enviesada da obra de Picasso no debate da arte dos anos 1980 à atualidade/
Algumas questões teóricas
 
  Sônia Salzstein Goldberg  
     
     
  COMUNICAÇÕES  
     
     
  Arte Conceitual: Ativismo Político e Marginalidade  
  Prof.ª Drª. Almerinda da Silva Lopes  
     
  Realismo, Classicismo, Latinidade: As Coleções Matarazzo e o Modernismo Italiano dos anos 1930  
  Prof.ª Dr.ª Ana Gonçalves Magalhães  
     
  Artes do Espaço em Tempos de Modernidade Líquida: A Instalação como Problemática  
  Prof.ª Dr.ª Ana Maria Albani de Carvalho  
     
  Tradição, originalidade e formação de artistas na Academia Imperial das Belas Artes  
  Prof.ª Dr.ª Ana Maria Tavares Cavalcanti  
     
  A imagem e o sentido na materialidade da obra de Jorge Duarte  
  Prof.ª Dr.ª Angela Ancora da Luz  
     
  A lacuna no objeto e/ou interrelações no habitar' o espaço da obra de arte  
  Prof.ª Dr.ª Angela Maria Grando Bezerra  
     
  Aspectos históricos, artísticos e culturais da Imaginária Fluminense no Inventário do INEPAC  
  Prof.ª Dr.ª Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho  
     
 Comentários sobre artistas portugueses na revista Illustração Brasileira em 1925
  Prof. Dr. Arthur Valle – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
Prof.ª Dr.ª Camila Dazzi – Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro
 
     
  Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul: um museu que resiste (existe?)  
  Prof.ª Dr.ª Bianca Knaak  
     
  'Um arquivo escrito embarro": Emilio Goeldi e a relação entre Arte e Arqueologia no
final do Século XIX
 
  Prof.ª Dr.ª Claudia Valladão de Mattos  
     
  Modelos para o ensino acadêmico de arquitetura: a coleção de obras raras do Museu
D. João VI
 
  Prof.ª Dr.ª Denise Gonçalves  
     
  As princesas de Bragança – dos retratos de Taunay a tradição retratística espanhola  
  Profª. Dr.ª Elaine Dias  
     
  A Arte de Julgar: apontamentos sobre os júris de salões brasileiros nos anos de 1960  
  Prof. Dr. Emerson Dionisio Gomes de Oliveira  
     
  A tradição do jardim meditativo: do Hyde Park ao Ibirapuera  
  Prof. Dr. Felipe Soeiro Chaimovich  
     
  O retrato do curador: uma história em quatro tempos  
  Prof.ª Dr.ª Helouise Costa  
     
  Espaço e Luz na Pintura: Uccello, Manet, Scully  
  Prof.ª Dr.ª Icleia Maria Borsa Cattani  
     
  Anacronismo e alteridade na arte colonial  
  Prof. Dr. Jens Baumgarten  
     
  "Ode a São José" – A ornamentação da igreja de São José do Jenipapo em Castro Alves, Bahia  
  Prof. Dr. Luiz Alberto Ribeiro Freire  
     
  Artistas brasileiros na exposição Information: primeiras investigações  
  Prof. Dr. Marco Antonio Pasqualini de Andrade  
     
  Duas pinturas barrocas no convento de Santo Antonio do Rio de Janeiro  
  Prof.ª Dr.ª Maria Beatriz de Mello e Souza  
     
  Gravura em Minas Gerais: primórdios e desdobramentos  
  Prof.ª Dr.ª Maria do Carmo de Freitas Veneroso  
     
  Ressignificações da saudade e da desolação: pranteadoras guardiãs perenes dos túmulos  
  Prof.ª Dr.ª Maria Elizia Borges  
     
  As contradições das vanguardas brasileiras: as ambigüidades do grupo Vanguarda de Campinas  
  Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima Morethy Couto  
     
  Marinhas do Rio de Janeiro: tradição e experimentação fotográfica nos oitocentos  
  Prof.ª Dr.ª Maria Inez Turazzi  
     
  Os Estudos da Cultura Visual e a História da Arte: Reflexões Teórico–Metodológicas  
  Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Bastos Kern  
     
  A Crítica e a Gravura Artística– Anos 1950/60: Entendimentos da Experiência Informal  
  Prof.ª Dr.ª Maria Luisa Luz Tavora  
     
  Frederico Morais: crítica e curadoria na contracultura  
  Prof.ª Drª Marília Andrés Ribeiro  
     
  Aprender a ver: modelos para o decorativo nas Obras Raras do Museu D. João VI  
  Prof.ª Dr.ª Marize Malta  
     
  O processo criativo em Visconti  
  Profª Dr.ª Mirian Nogueira Seraphim  
     
  Estabelecer–se ou perambular: os desafios dos artistas na Província de São Pedro  
  Prof.ª Dr.ª Neiva Maria Fonseca Bohns  
     
  A tradição clássica neoplatônica na arte barroca luso–americana  
  Prof. Dr. Nelson Pôrto Ribeiro  
     
  Imaginação escultórica e identidade ética: representações do negro no Brasil, século XIX  
  Prof. Dr. Paulo Knauss  
     
  Apontamentos sobre Ulises Carrión  
  Prof. Dr. Paulo Antonio de Menezes Pereira da Silveira  
     
  Desenho e Idéia na Tratadística Lusitana de Pintura  
  Prof.ª Dr.ª Raquel Quinet Pífano  
     
  A constelação contemporânea  
  Prof.ª Dr.ª Silvia Miranda Meira  
     
  Como montar o acervo do MAC–USP às vésperas do cinqüentenário da Instituição?  
  Prof. Dr. Tadeu Chiarelli  
     
     
  PÔSTERES  
     
     
  Chabloz e a "Campanha da Borracha": os cartazes e estudos concebidos para o SEMTA  
  Ana Carolina Albuquerque de Moraes  
     
  Vanitas e o Anacronismo das Imagens  
  Ana Paula Gomes Witeck  
     
  O Murmúrio dos Inventários  
  Prof.ª Dr.ª Ângela Brandão  
     
  Análise do Jongo/ Caxambu Capixaba na Contemporaneidade  
  Clair da Cunha Moura Junior
Prof.ª Dr.ª Aissa Afonso Guimarães
 
     
  A obra de Sérgio Camargo: uma possível interpretação  
  Eduardo Bortolotti de Mello  
     
  O anacronismo em Merleau-Ponty e seu dialogo com a história da arte  
  Fabíola Cristina Alves  
     
  O Discurso do Corpo na Obra de Nazareth Pacheco  
  Hiáscara Alves Pereira  
     
  Do Neoexpressionismo Ao Campo Ampliado: Trajetória De Carlos Vergara Nos Anos
1960
 
  Iris Maria Negrini Ferreira  
     
  Igreja de Santo Antônio, a Igreja Velha de Canudos  
  Jadilson Pimentel dos Santos  
     
  Waldemar Cordeiro e a Problemática da Arte por Computador  
  Jamile Bravin Frechiani  
     
  A arte como ideia: pontos em questão  
  Juliana de Souza Silva Almonfrey  
     
  Le Corbusier E Lucio Costa: A Síntese Das Artes E A Obra De Athos Bulcão Em Brasília  
  Leandro Leão Alves  
     
  Questões sobre a materialidade na obra de Flávio Império  
  Lívia Loureiro Garcia  
     
  A relação entre Arte e Religião na Arte Naïf brasileira  
  Mariana Rossetto  
     
  Catherine Opie: limiares possíveis e retrato fotográfico  
  Renata Biagioni Wrobleski  
     
  As Bienais Nacionais de São Paulo  
  Renata Cristina de Oliveira Maia Zago  
     
  Da vanguarda ao pós-guerra, modernismo e tradição  
  Renata Gomes Cardoso  
     
  Interior e Exteriores: Abraham Palatnik, o coreógrafo das formas  
  Rose Mary Louzada Gomes  
     
  A Nova Crítica: uma Afirmação do Devir da Arte  
  Tamara Silva Chagas  
     
  Imagem apropriada em Darel e Lótus Lobo  
  Vitor Hugo Gorino  
     
  O uso das cópias na formação do artista na Academia Imperial de Belas Artes  
  Viviane Viana de Souza  
     
     
     
     
      Portal da Unicamp   Instituto de Artes Unicamp   Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais   UFRJ   Escola de Belas Artes UFRJ     Portal UnB    
     
      capes   cnpq   Logo FAEPEX   Logo FAPERJ