CBHA
 
 
   
   
   
   
 
Inicial
EDITAL
Sessões Temáticas
PROGRAMAÇÃO
Inscrições
MAPA UNICAMP
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte
   
 

Ressaltando os dinamismos propriamente artísticos e socioculturais engendrados na, a partir da e com a arte, o tema Arte em Ação - e, consequentemente, o colóquio - permitirão desdobramentos diversos.
Um aspecto importante do tema refere-se, por exemplo, às Ações da Arte, isto é, a ações mobilizadas por obras de arte. Sob esta perspectiva, examina-se a obra de arte como princípio ativo, como agente do processo artístico, bem como em sua atuação como agente em outros contextos: religioso (como relíquia, como amuleto, como objeto apotropaico, etc.) político (como propaganda, como construção identitária), entre outros. Outro aspecto significativo do tema diz respeito a Ações com Arte, ou seja, mobilizações feitas por pessoas (artistas, público, críticos, curadores, docentes, colecionadores e comerciantes, entre outros) e instituições (colecionismo, imprensa, ensino e mercado, entre outros), pertencentes tanto ao circuito de arte quanto ao campo cultural mais amplo, com obras de arte. O colóquio também acolherá outras perspectivas sob o tema Arte em Ação, na medida em que contribuam para examinar o complexo fenômeno de agenciamento na arte.
Arte em Ação insiste na ausência de neutralidade ou passividade no processo artístico, devido à dinâmica interação dos elementos constituintes da produção, difusão e recepção da arte. Assim, o conceito de ação parece central, independentemente do ponto de vista sob o qual o observamos.

   
  Veja a programação completa
   
   
   
   
   
   
     
   
  Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP   Instituto de Artes Unicamp   Universidade Estadual do Rio de Janeiro                  
     
   
  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior   Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico   Fundação de Amparo e à Pesquisa do Estado de São Paulo