CBHA
 
 
   
   
 
 
 
XXXI Colóquio CBHA 2011
[Com/Con] tradições na História da Arte
     
  XXX! Colóquio CBHA 2011  
 
   
 
Edital | Resumos | Anais [novo]
 
Veja como foi a programação
   
Programa versão para imprimir - arquivo em PDF
   
   
  Dia 18/10 - terça
   

Credenciamento: 14h00

Mesa de abertura: 15h00
Presidente do CBHA e convidados

Apresentação da soprano Inaicyra Falcão dos Santos, professora Livre-docente do Instituto de Artes da Unicamp, com uma releitura de cânticos em yorubá e português, que homenageam as mães ancestrais na tradição afro-brasileira

Conferências: 15h30 - 18h00
Moderador: Sônia Gomes Pereira (UFRJ)

- Luiz Marques (UNICAMP)
Do interesse de um Index Iconográfico em História da Arte
- Alvaro Medina (Universidad Nacional, Bogotá) - Las esculturas metálicas de Edgar Negret y sus reinterpretaciones del mundo
- Laura Malosetti Costa (Instituto de Altos Estudios Sociales - Universidad Nacional de San Martín) - Historia y arte/arte y memoria

   

Lançamento de livros, coquetel de confraternização - 18h30
Local: Restaurante da ADUNICAMP

     
     
  Dia 19/10 – quarta
   

Mesa-redonda 1: 9h00 – 10h40
Circulação e transferência, migrações e contaminações
Moderador: Claudia Valladão de Mattos (UNICAMP)

1. Jens Baumgarten (UNIFESP) - Anacronismo e alteridade na arte colonial
2. Elaine Dias (UNIFESP) – As princesas de Bragança – dos retratos de Taunay à tradição retratística espanhola
3. Arthur Valle (UFRRJ) –Comentários sobre artistas portugueses na revista Illustração Brasileira em 1925

    .Café
   

Mesa-redonda 2: 11h00-12h40
Circulação e transferência, migrações e contaminações
Moderador: Almerinda da Silva Lopes (UFES)

1. Vera Beatriz Siqueira (UERJ) – Expressão como valor: leituras da arte expressiva no Brasil
2. Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPEL) - Estabelecer-se ou perambular: os desafios dos artistas na Província de São Pedro
3. Felipe Chaimovich (FAAP) - A tradição do jardim meditativo: do Hyde Park ao Ibirapuera

    .Almoço
   

Mesa-redonda 3: 14h00-15h40
Imagem e materialidade na história da arte
Moderador: José Augusto Avancini (UFRGS)

1. Maria Inez Turazzi (Museu Imperial) - Marinhas do Rio de Janeiro: tradição e experimentação fotografica nos oitocentos)
2. Claudia Valadão de Mattos (UNICAMP) – “Um arquivo escrito em barro”: Emilio Goeldi e a relação entre Arte e Arqueologia no final do Século XIX
3. Paulo Knauss (UFF) – Imaginação escultórica e identidade ética: representações do negro no Brasil, século XIX
4. Icléia Borsa Cattani (UFRGS)  - Espaço e luz na pintura: Uccello, Manet, Scully

    .Café
   

Mesa-redonda 4: 16h00 – 17h40
Modelos, cópias e ressignificações
Moderador: Luiz Freire (UFBA)

1. Maria Beatriz de Mello e Souza (UFRJ) – Duas pinturas barrocas no convento de Santo Antonio do Rio de Janeiro
2. Anna Maria Monteiro de Carvalho (PUC-RJ) - Aspectos históricos, artísticos e culturais da Imaginária Fluminense no Inventário do INEPAC
3. Nelson Pôrto (UFES) – A tradição clássica neoplatônica na arte barroca íbero-americana

     
   

Apresentação presencial dos pôsteres
18h30 – 20h00

Reunião do comitê deliberativo - 20h00

     
  Dia 20/10 - quinta
   

Mesa-redonda 5: 9h00 - 10h40
Modelos, cópias e ressignificações
Moderador: Carlos Terra (UFRJ)

1. Raquel Quinet Pífano (UFJF) - Desenho e Ideia na Tratadística Lusitana de Pintura
2. Sonia Gomes Pereira (UFRJ) - Tradição e Cópias – o Caso do Museu D. João VI da Escola de Belas Artes / UFRJ
3. Luiz Alberto Ribeiro Freire  (UFBA)– “Ode a São José” – a ornamentação da igreja de São José do Jenipapo em Castro Alves, Bahia
4. Maria Elizia Borges (UFG): Ressignificações da saudade e da desolação: pranteadoras guardiãs perenes dos túmulos

    .Café
   

Mesa-redonda 6: 11h00-12h40
Instituições, fronteiras e marginalidade
Moderador: Vera Beatriz Siqueira (UERJ)

1. Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ) - Tradição, originalidade  e formação de artistas na   Academia Imperial das Belas Artes
2. Maraliz de Carvalho Cristo (UFJF) – Pintura histórica no Brasil oitocentista: exposições
3. Tadeu Chiarelli (USP) - Como conceber a exposição do acervo do MAC-USP às vésperas do cinqüentenário da Instituição (?)
4. Bianca Knaak (UFRGS) - Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul: um museu que resiste (existe?)

    .Almoço
   

Mesa-redonda 7: 14h00-15h40
Coexistências, anacronismos, coesão e ambigüidade
Moderador: Jorge Coli (UNICAMP)

1. Mirian Nogueira Seraphim (IFMT) - O processo criativo em Visconti
2. Ana Magalhães (MAC-USP) - Realismo, Classicismo, Latinidade: As Coleções Matarazzo e o Modernismo Italiano dos Anos 1930
3. Angela Ancora Luz (UFRJ) - A imagem e o sentido na materialidade da obra de Jorge Duarte

    .Café
   

Mesa-redonda 8: 16h00 – 17h40
Intenções e interpretações, atribuições e legitimações
Moderador: Icléia Cattani (UFRGS)

1. Maria de Fátima Morethy Couto (UNICAMP) – As contradições das vanguardas brasileiras: as ambiguidades do grupo Vanguarda de Campinas
2. Emerson Dionísio de Oliveira (UnB) - A arte de julgar: apontamentos sobre os júris de salões brasileiros nos anos de 1960
3. Maria Luisa Távora (UFRJ) - A Crítica e a Gravura Artística- Anos 1950/60: Entendimentos da Experiência Informal
4. Maria Lúcia Bastos Kern (PUC-RS) – Os Estudos da Cultura Visual e a História da Arte: Reflexões Teórico-Metodológicas

     
   

Assembleia do CBHA - 18h00 – 19h30
Jantar de adesão

     
  Dia 21/10 - sexta
   

Mesa-redonda 9: 9h00-10h40
Coexistências, anacronismos, coesão e ambiguidade
Moderador: Ana Cavalcanti (UFRJ)

1. Denise Gonçalves (sem vínculo) – Modelos para o ensino acadêmico de arquitetura: a coleção de obras raras do Museu D. João VI
2. Marize Malta (UFRJ) - Aprender a ver: modelos para o decorativo nas Obras Raras do Museu D. João VI
3. Maria do Carmo F. Veneroso (UFMG) – Gravura em Minas Gerais: primórdios e desdobramentos
4. Angela Maria Grando Bezerra (UFES) – A lacuna do objeto e/ou interrelações no ‘habitar’ o espaço da obra de arte

    .Café
   

Mesa-redonda 10: 11h00-12h40
Estratégias de subversão e assimilação
Moderador: Maria Luisa Távora (UFRJ)

1. Marília Andrés Ribeiro (UFMG) – Frederico Morais: crítica e curadoria na contracultura
2. Almerinda da Silva Lopes (UFES) - Arte conceitual: ativismo político e marginalidade
3. Marco Pasqualini de Andrade (UFU) – Artistas brasileiros na exposição Information: primeiras investigações
4. Sílvia Meira (USP) – A constelação contemporânea (padrões ou estratégias)

    .Almoço
   

Mesa-redonda 11: 14h00-15h40
Estratégias de subversão e assimilação
Moderador: Ângela Grando (UFES)

1. Helouise Costa (USP) - O retrato do curador: uma história em quatro tempos
2. Ana Maria Albani de Carvalho (UFRGS) - Artes do Espaço em Tempos de Modernidade Líquida: A Instalação como Problemática
3. Paulo Silveira (UFRGS) – Apontamentos sobre Ulises Carrión
4. Nara Cristina Santos (UFSM)  – Arte, tecnologia e mídias digitais: considerações para um discurso historiográfico

    .Café
   

Conferências de encerramento - 16h30 – 19h00
Moderador: Maria de Fátima Morethy Couto (UNICAMP)

Ariel  Jiménez (Curador de arte moderna e contemporânea da Coleção Patricia Phelps de Cisneros, Caracas) - Construir la historia
Gerardo Mosquera (curador e crítico independente) - Arte e internacionalización. Más allá de la antropofagia
Sônia Salzstein (ECA/USP) - A presença enviesada da obra de Picasso no debate da arte dos anos 1980 à atualidade/ Algumas questões teóricas

     
    Apresentação do grupo CARCOARCO

Grupo formado por músicos eruditos de cordas, um percussionista popular autodidata, e um sem fim de referências: a música de câmara, um quê de interpretação histórica barroca, a experimentação timbrística, levadas e ritmos brasileiros e estrangeiros, a colagem, a instrumentação variada e o repertório da música popular brasileira e da erudita. Desse "desrespeitar" os limites vem a liberdade de inventar instrumentos e maneiras de tocar, o criar com o "carrêgo" da dimensão lúdica, experimentar, experimentar... transformando-se num exercício bastante estimulante para músicos e audiência.

Integrantes:

Esdras Rodrigues - violino e rabecas
Fábio dos Santos - viola e rabecas
Mauro Braga - violoncelo e rabeca
"Magrão" Roberto Peres - percussão brasileira

     
     
     
 
 
 
     
      Portal da Unicamp   Instituto de Artes Unicamp   Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais   UFRJ   Escola de Belas Artes UFRJ     Portal UnB    
     
      capes   cnpq   Logo FAEPEX   Logo FAPERJ