CBHA
 
 
   
   
 

Anais do XXIV Colóquio do CBHA
Belo Horizonte, 2004

 
Se desejar realizar uma busca por nome do título ou autor, utilize o atalho "Ctrl + F"
 
Perfil de Walter Zanini
Annateresa Fabris
 
Aspectos da Semana Santa através do estudo das Irmandades do Santíssimo Sacramento: cultura artística e solenidades (Minas Gerais séculos XVIII ao XX)
Profa. Dra. Adalgisa Arantes Campos
 
Artifícios para o olhar
Adriana Sanajotti Nakamuta
 
A silenciosa querela entre os partidários do entendimento da arte como
categoria estética e os simpatizantes da arte como categoria histórica

Alberto Cipiniuk
 
Diálogo entre arte y política: abordaje desde una perspectiva
semiótica general de la cultura

Profa. Alejandra Leticia Niño Amieva
 
Mecenato e Fontes Iconográficas na Pintura Colonial Mineira:
Ataíde e o Missal 34

Alex Fernandes Bohrer
 
Maurício Salgueiro e a poética da máquina
Profa. Dra. Almerinda da Silva Lopes
 
Aldo Locatelli e a Morte de São Luiz Gonzaga: Sobrevivência das Formas e Expressão de Sentimentos na Pintura Mural Religiosa da Catedral de Novo Hamburgo
Altamir Moreira
 
A fotografia alemã nas duas últimas Bienais de São Paulo
Profa. Dra. Ana Gonçalves Magalhães
 
Nervo óptico (1977-1978): a questão da montagem como uma
problemática contemporânea

Profa. Ana Maria Albani de Carvalho
 
MAM: museu para a metrópole
Ana Paula Nascimento
 
Profissão artista: mulheres, atividades artísticas e condicionantes sociais no Brasil de finais do Oitocentos
Profa. Dra. Ana Paula Cavalcanti Simioni
 
Os retábulos das Irmandades de São Pedro dos Clérigos de Salvador, Recife e Mariana. Estudos de caso e problemas metodológicos
André Luiz Tavares Pereira
 
Bienais e salões: as poéticas das grandes exposições na década de 50
Drª Angela Ancora da Luz
 
A instauração do verde e do encarnado na fabulação visual de Cícero Dias – anos 30
Profa. Dra. Angela Grando
 
Absolutamente modernos. A arte brasileira das Bienais e dos MAMs
e os desafios de uma coleção particular

Dra. Anna Paola P. Baptista
 
O surrealismo à luz da fotografia: uma releitura
Profa. Dra. Annateresa Fabris
 
Leon Ferrari : os anos paulistas (1976-1984 c.)
Profa. Dra. Aracy Amaral
 
Histórias da "Arte Marginal": um processo de ambigüidades
Arley Andriolo
 
Questões Semânticas na Obra de Guttmann Bicho
Prof. Arthur Gomes Valle
 
Na trilha de Cosmococa - Programa 'in progress' de Neville de
Almeida e Hélio Oiticica: heterotopia de invenção
Profa. Dra. Beatriz Scigliano Carneiro
 
A pré-história da transdisciplinaridade: a construção do saber em Alberti e Leonardo
Prof. Dr. Carlos Antônio Leite Brandão
 
Crítica de Arte: uma nova forma de escrever o século XIX no Brasil
Camila Dazzi
 
Coleção Pirelli-Masp de Fotografia: À Memória da Fotografia Brasileira
Carolina Soares
 
A Noção de Leitura Aplicada à Iconografia: Problemas de Interpretação
Consuelo Alcioni B. D. Schlichta
 
A palavra no espelho
Profa. Dra. Cristina Ávila
 
A Construção Simbólica da Nação. O Lugar das Exposições Gerais
Profa. Dra. Cybele Vidal Neto Fernandes
 
História da Arte na Cibercultura. Questões Metodológicas e Difusão Cultural
Profa. Dra. Daisy Peccinini
 
O flagrante e o pseudo-flagrante na fotografia de rua de German Lorca
Daniela Maura Ribeiro
 
Cidade histórica na contemporaneidade
Profa. Dra. Denise Gonçalves
 
Museu, Cidade, Identidade(s): Desafios Metodológicos
Dino Giovanni Gozzer Carbonel
 
Representações Agostinianas no Século XVII: Um Estudo Iconográfico
Edna Márcia Borges de Jesus
 
A Lente da Câmara fotográfica e o transcurso do tempo: rostos da História e da resistência
Elaine Karla de Almeida
 
Almeida Júnior, Modernização e Identidade Paulista: Pintura da Vida Moderna, o Caipira e os Bandeirantes
Prof. Dr. Fabio Lopes de Souza Santos
 
Rudolf Schlichter: os desenhos para as Mil e uma Noites
Fátima Aparecida Vasco
 
Do Desenho à Escultura
Prof. Dr. Fernando Augusto dos Santos Neto
 
Arte Pública: Diálogo da Pluralidade
Fernando Pedro da Silva
 
Os modelos para a arte colonial mineira. O caso de Manoel da Costa Ataíde
Flávia Klausing Gervásio
 
Os retratos de Insley Pacheco – da pintura à fotografia no século XIX
Flávia de Almeida Fábio
 
O Delírio do Chimborazo: discursos sobre a América Latina
Gabriela Kremer Motta
 
Giovanni Castagneto: Um estudo sobre as obras Marinha com barco (1895) e Paisagem com rio e barco ao seco em São Paulo 'Ponte Grande' (1895)
Helder Oliveira
 
Modernidades Acadêmicas: o convívio de diferentes estéticas no curso de arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (1890-1945)
Helena Cunha de Uzeda
 
Arte Concreta nas Bienais Paulistas e a Constituição de uma Plataforma de Discussão Integrada entre Arte e Arquitetura
Hélio Luiz Herbst Jr.
 
O auto-retrato fotográfico na obra de Geraldo de Barros
Profa. Heloisa Espada Rodrigues Lima
 
Guignard (1896-1962) - Paisagens: Trajetórias e Mudanças
Profa. Dra. Ivone Luzia Vieira
 
Contaminações: um estudo sobre Rosângela Rennó
Profa. Janaina Mércia Alves Melo
 
Manuel da Costa Ataíde e a Arte do seu Tempo
Profa. Jeaneth Xavier de Araújo
 
Escolas de Papel - A influência de gravuras européias no Brasil Colônia
Jorge Victor de Araújo Souza
Sílvia Barbosa Guimarães Borges
 
A Pintura de Paisagem de Oscar Boeira (1883-1943)
Prof. Dr. José Augusto Avancini
 
Salvador além das aparências: o olhar de Verger
Juciara Maria Nogueira Barbosa
 
Igrejas Pombalinas e o Ecletismo Setecentista
Prof. Klaus Werner Funke
 
O Real e o Fantástico: a Visualidade de Brasília pelo Artista Milton Ribeiro
Lara Moreira Alves
 
História da arquitetura e preservação do patrimônio: diálogos
Prof. Dr. Leonardo Barci Castriota
 
Um olhar plural sobre o moderno com a pintura de Portinari
Profa. Dra. Luciene Lehmkuhl
 
As Mídias Contemporâneas e a Comunicação do Conhecimento em História da Arte: O Cd-Rom A Paixão de Cristo Segundo José Joaquim da Rocha, Egídio Sadeler II e Eli Du Bois
Prof. Dr. Luiz Alberto Ribeiro Freire
 
Arte Pública: Novas Práticas de uma História de muitas Histórias
Prof. Luiz Sérgio de Oliveira
 
Pesquisa em arte: marcas e passagens do vazio/cheio numa produção gráfica pessoal
Lurdi Blauth
 
Arte tumularia na virada do oitocentos:art nouveau nos cemitérios seculares
Profa. Marcelina das Graças de Almeida
 
O religioso e o artístico nos livros ilustrados em Minas Gerais: Termo de Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar das Congonhas de Sabará
Márcia Almada
 
Colecionadores surrealistas e a história da arte: a Coleção Breton
Profa. Márcia Jardim
 
A Modernidade na obra de Amoêdo
Profa. Márcia Valéria Teixeira Rosa
 
Tensões, Modelos, Eixos, Figuras, Ações: Da Figurabilidade do Corpo Psíquico aos Atos Físicos do Corpo Emocional na Obra de Arte Contemporânea. Um estudo de caso de performance e seu registro fotográfico
Prof. Dr. Marcio Pizarro Noronha
 
Fragmentos Críticos Sobre Identidades Virtuais
Marco Antonio Pasqualini de Andrade
 
Inspiração ou Plágio? Processo Criativo de Alguns Artistas Brasileiros
Prof. Marco Elízio de Paiva
 
Sobre Fotografias: Relações quase aleatórias entre as obras dos artistas Cildo Meireles e Rotimi Fani-Kayode
Prof. Marcos Hill
Profa. Sulamita Lino
 
O Ornamento e o Modernismo (extrato do livro com o mesmo título a ser lançado em 2005)
Marcos Moraes de Sá
 
A Cena Artística Argentina nas duas primeiras Bienais Paulistas
Maria Amalia Garcia
 
Cruzando Territórios: História da Arte e Arte Contemporânea
Prof. Dra. Maria Amélia Bulhões
 
Um outro Barroco? Post, Eckhout e o desenho da paisagem brasileira
Profa. Dra. Maria Angélica da Silva
 
Cenas de Casais: casamentos
Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa
 
Antigas marcas, novos processos: a arte humanizando as tecnologias
Profa. Dra. Maria do Carmo de Freitas Veneroso
 
Teoria da recepção e o estudo da arte moderna musealizada
Profa. Dra. Maria Cecília França Lourenço
 
Tipologia de Edifícios Ecléticos entre 1880 e 1920: uma leitura traçada pelo tempo
Profa. Maria de Fátima da S. Costa Garcia de Mattos
 
Entre bichos e parangolés: o neoconcretismo hoje
Profa. Dra. Maria de Fátima Morethy Couto
 
Mitos, emblemas e sinais ou Lugares da Memória na Commedia de Dante
Profa. Dra. Maria do Céu Diel de Oliveira
 
A Relação Entre Imagem Contemporânea, Arte e Arte-Educação
Profa. Maria do Mar Vázquez Manzano
 
Fotografia: diálogos entre a História Social da Cultura e a História da Arte
Profa. Dra. Maria Eliza Linhares Borges
 
Manifestações Artísticas contemporâneas em espaços públicos convencionais (cemitérios secularizados)
Profa. Dra. Maria Elizia Borges
 
A historiografia da arte baiana na contemporaneidade
Profa. Dra. Maria Helena Ochi Flexor
 
Historiografia da arte: revisão e reflexões face à arte contemporânea
Profa. Dra. Maria Lúcia Bastos Kern
 
A gravura artística na Escola Nacional de Belas Artes - anos 50/60: tensão e conquistas na atualização do seu ensino de arte
Profa. Dra. Maria Luisa Luz Távora
 
Materializar el límite - una perspectiva de análisis para la obra de Cildo Meireles
Profa. Mariana Marchesi
 
História da Arte e História Oral na leitura da obra de Iole de Freitas
Profa. Dra. Marília Andrés Ribeiro
 
Um outro Ecletismo pela visão das artes decorativas
Profa. Marize Malta
 
Fotografia e pintura. O daguerreótipo e seus primeiros ensaios no Brasil oitocentista
Profa. Marli Marcondes
 
Cultura Visual ou História da Arte: perspectivas
Mauricio Topal de Moraes
 
As Obras de Arte Enquanto Retratos de um Tempo
Melissa Mota Alcides
 
Metodologia para Análise de Inserção de Monumentos Escultóricos em Lugares Urbanos
Profa. Miriam Escobar
 
A história da arte no museu ou da história da arte ao museu?
Profa. Dra. Mônica Zielinsky
 
Situação contemporânea dos estudos da arquitetura e artes visuais em Minas Gerais no século XVIII
Profa. Dra. Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira
 
Emergência da Arte (e) Tecnologia Digital
Profa. Dra. Nara Cristina Santos
 
As Cores da Cidade na América Portuguesa: um estudo iconográfico
Prof. Dr. Nelson Pôrto Ribeiro
 
Identidades e poderes do catálogo de exposição
Paulo Antônio Silveira
 
Um interregno: os artistas da década de 1940
Priscila Rossinetti Rufinoni
 
Ut Pictura Poesis no tratado de Philippe Nunes
Profa. Raquel Quinet Pifano
 
A Pintura de Temática Religiosa na Academia Imperial das Belas Artes: Uma Abordagem Contemporânea
Reginaldo da Rocha Leite
 
Atlas Iconográfico: método, aplicações, exemplo
Renata Alves Sunega
 
Algumas considerações sobre a pintura de Anita Malfatti do início do séc. XX
Renata Gomes Cardoso
 
Ação Cultural do Museu de Arte de São Paulo: 1947-1957
Profa. Renata Vieira da Motta
 
O lugar da arte no moderno MASP: o "museu-vivo" como mediador entre público e obra
Rita Bredariolli
 
Representações de atores da cidade de Belo Horizonte: a visão de Luís Olivieri
Profa. Rita Lages Rodrigues
 
Afro-brasilidades contemporâneas: Barrio, Dias, Meireles
Prof. Roberto Conduru
 
A Crítica de Cunho Modernista à Arquitetura Colonial e ao Barroco no Brasil: Lúcio Costa e Paulo Santos
Rodrigo Espinha Baeta
 
Lygia Clark: A Construção da Pintura (Planos em superfície modulada nº 1, 4 e 5)
Rodrigo Queiroz
 
Quando existe arte? Os salões de Belas Artes e a emergência da arte contemporânea em Belo Horizonte. 1956-1971
Rodrigo Vivas Andrade
 
Jacques Funck e o uso do Clássico Iluminista no Rio de Janeiro Colonial
Rogerio Entringer
 
Voltar a Minas? Barroco, curadoria e crítica recente
Profa. Rosana de Freitas
 
Caminhos e Descaminhos da Arte Tecnológica no Brasil
Profa. Rose Mary Louzada Gomes
 
As gravuras brasileiras de Albrecht Dürer
Profa. Dra. Sandra Daige Hitner
 
Cruzamentos Impuros: conexões, encontros e cruzamentos na construção de dispositivos poéticos na arte contemporânea
Profa. Dra. Sandra Rey
 
Ressonâncias da historiografia moderna na contemporaneidade: contribuições de Benjamin, Riegl e Panofsky
Profa. Dra. Sheila Cabo
 
Luis Seoane: imágenes, palabras y intercambios intelectuales para el exilio de los años cuarenta
Silvia Dolinko
 
Conservação, Critérios de Seleção, História da Arte: Como pensar o registro da memória, a difusão e o entendimento das artes visuais diante das novas tecnologias?
Silvia M. Meira
 
Repensando Alguns Conceitos do Ensino Acadêmico: Desenho, Composição, Tipologia e Tradição Clássica
Profa. Dra. Sonia Gomes Pereira
 
Memória Metodológica
Stéphane Huchet
 
A Fotografia Como Protagonista e como Coadjuvante no Romance Brasileiro do Século XIX: o caso Senhora, de José de Alencar
Prof. Tadeu Chiarelli
 
Um olhar sobre as musas de Eliseu Visconti: a Alegoria à Música
Profa.Valéria Ochoa Oliveira
 
A dimensão pública da Coleção Gilberto Chateaubriand
Vanessa Biazioli Siqueira
 
Ivan Serpa: independência crítica e compromisso artístico
Vera Beatriz Siqueira
 
O auto-retrato fotográfico: uma leitura da crise do sujeito em Antonio Manuel
Prof. Virgínia Gil Araujo
 
Etsedron, o avesso do Nordeste
Walter Mariano
 
Alegoria como Conceito: Uma Leitura Benjaminiana do Barroco
Zahira Souki Cordeiro