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ANAIS
 
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44º COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE

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"Tramas Teórico-Artísticas: Teias, Texturas e Narrativas na História da Arte"
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Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Campus Central | Porto Alegre | RS
de 21 a 26 de outubro de 2024
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  Sessão Temática 6 A ARTE CONTEMPORÂNEA PERANTE O CÂNONE: RESTAURO, DISSOLUÇÃO E PERMEABILIDADES DAS CATEGORIAS CRÍTICAS
Coordenadoras/es: Felipe Chaimovich (FAAP/CBHA), Marina Andrade Câmara (UFRGS) e Stéphane Huchet (UFMG/CBHA)
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Ementa: Se foi com o advento da universidade a partir do século 11, na Europa, que os saberes foram reunidos em suas especificidades com o intuito de aumentar o rendimento das corporações, algo dessa divisão já se prenunciava na separação praticada desde a Antiguidade Latina entre artes liberais e artes mecânicas (essas últimas consideradas impróprias para os homens livres, também vale lembrar).
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O corpo do saber universitário foi estruturado segundo o preceito da lógica aristotélica de que a estrutura do pensamento operaria por classificações baseadas em oposições binárias. A história da arte como disciplina universitária constituída na Europa, durante o século 19, legou à arte contemporânea as estruturas binárias de classificação como base de seus cânones.
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Entretanto, dentre os tantos papéis assumidos pela arte contemporânea está não menos que a árdua tarefa de recosturar as segmentações instauradas pelo saber universitário da história da arte, indicando a permeabilidade dos elementos, reinos, seres, objetos do mundo. Aquilo que em um primeiro momento se configurou como a conjugação entre Arte e Vida se torna um campo fértil – e minado – para a elaboração da integralidade da vida a partir dos recursos poéticos da arte contemporânea.
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A sessão propõe pensar em restauro epistemológico, dissolução ou permeabilidade categorial, investigando as formas poéticas assumidas pela arte contemporânea para repensar as estruturas binário-excludentes e os conceitos canônicos que circularam na história da arte: por exemplo, a representação, a performance da imagem e seu efeito, o espectador, mas também as linguagens codificadas, os veículos, o sentido do trabalho artístico etc. Trata-se de ver e pensar como a arte contemporânea contribui para reconfigurar essas dimensões, mas também, por reciprocidade, como a arte, ao longo de sua história, pode ter antecipado certos aspectos do contemporâneo.
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