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Sessão Temática 6 - NARRATIVAS DA ARTE: HISTÓRIA, REPRESENTAÇÕES E PRODUÇÕES SIMBÓLICAS EM DISPUTA

Coordenadora/es: Bianca Knaak (CBHA), Almerinda Lopes (CBHA), Marco Pasqualini (CBHA) e Rogéria de Ipanema (CBHA)



Ementa: A questão metodológica em suas urdiduras abre possibilidade(s) para a arte fora de hierarquias pré-moldadas, problemática que se impõe frente à dimensão do pensamento decolonial (Quijano; Mignolo). Há procedimentos de investigação que possibilitam, como resgate epistêmico, realocar visualidades resultantes das rupturas com antigos cânones, ampliar e ressignificar agenciamentos simbólicos no campo social e artístico. Propõe-se, para essa sessão, a exploração investigativa de imperativos histórico-sociais que tornam apropriações e incorporações visuais possíveis ou reprimidas, exaltando-as ou relegando-as a categorias estanques, subalternas, sistemicamente periféricas. Através de estudos de caso e ampliação conceitual, no conjunto da sessão, buscamos melhor compreender e enfrentar as margens e limites de uma produção simbólica engendrada na derivação e desvio de cânones, seja de forma coletiva ou individual. Trataremos de proposições artísticas que, no Brasil, alteram e ou renovam sentidos, percepções e agência, norteadas pelos estudos culturais, extensões do pensamento decolonial, anticolonial (Bispo) e pós-coloniais (Mbembe) e pelos processos de descolonização com emergentes razões políticas, estilísticas, formais e sociais, desafiando a História da arte à luz de outras bordas e tramas (filosofia, antropologia, sociologia, pedagogia, estudos de gênero, raça e cor, por exemplo) que resistem e animam o sistema artístico nacional. Esta sessão temática abre-se à reflexão e à construção teórico-metodológica sob o escopo da recepção, da afirmação, da permanência ou transitividade dos campos artísticos moderno/pós-moderno, contemporânea e ideologicamente em disputa, bem como a mobilização de enredos para as escritas da história e da crítica da arte, dos estudos da imagem, das visualidades e dos objetos de diferentes temporalidades, espaços e representações artístico-culturais.
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As chaves de alinhamento para as comunicações são:
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• Tramas simbólicas – ritos, simbolização, imaginários, imaginárias.
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• Arte-captura – ocupações, apropriações, desvios, abismos da linguagem.
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• Reflexão/inflexão – tessituras críticas, desejo, catarse, contemplação.
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• Regimes da historiografia da arte – outras narrativas e cartografias das fontes.
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• Tempo-exibição – conceitos, desmontagens e alternativas curatoriais.
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• Tempos tramados – passado/presente, rupturas, crises, descolonizações, transcendência.