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ANAIS
 
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44º COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE

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"Tramas Teórico-Artísticas: Teias, Texturas e Narrativas na História da Arte"
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Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Campus Central | Porto Alegre | RS
de 21 a 26 de outubro de 2024
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  Sessão Temática 3 - CENSURA NAS ARTES VISUAIS: SOB QUE MÁSCARA RETORNARÁ O RECALCADO?
Coordenadoras/es: Alexandre Santos (UFRGS/CBHA), Mônica Zielinsky (UFRGS/CBHA), Neiva Bohns (UFPel/CBHA) e Sheila Cabo Geraldo (UERJ/CBHA)
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Ementa: Nas artes visuais, os dispositivos de legitimação validados ao longo dos anos garantem os vínculos de indivíduos e instituições a um campo de conhecimento cada vez mais amplo e diluído, que continua se expandindo, sujeito a grandes transformações. Embora os principais centros de investigação artística do mundo, especialmente no meio acadêmico, mantenham-se altamente produtivos, situações de censura a exposições de artes visuais, obras, textos e ações artísticas, não raras vezes por critérios exógenos ao campo das artes, se tornaram frequentes nos últimos tempos em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.
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Tomado de empréstimo da psicanálise freudiana, o termo “recalcado”, que utilizamos no título, inspirado num poema de Wally Salomão, refere-se ao conjunto de desejos reprimidos; mas também pode ser compreendido, no sentido prático, como apagamento e silenciamento, ativado pelas instâncias de poder, quando se torna iminente a ameaça de desestruturação dos parâmetros de conduta vigentes. Contrariando os processos de exclusão, muitas vezes institucionais, torna-se premente formular estratégias de recuperação dos elementos perdidos, anulados ou escondidos pelas práticas proibitivas e arbitrárias, capazes de fornecer informações essenciais para a compreensão das sociedades do passado e do presente.
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Esta sessão temática propõe-se a apresentar e discutir lacunas historiográficas, assim como suas formas de superação, decorrentes de ausências, inoperâncias, impedimentos, proibições e censuras por motivos políticos, sociais, ideológicos, administrativos, burocráticos, religiosos, morais, étnicos, e até mesmo baseadas em concepções artísticas anacrônicas. Sugerimos, como principais linhas de reflexão, as seguintes subtemáticas, a serem tratadas a partir da observação da realidade:
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 Condições para as manifestações de censura nas artes visuais;
 O enfraquecimento da crítica especializada de artes visuais e a expansão dos atos de censura arbitrária;
 Consequências da censura para a produção de pensamento sobre arte;
 Obras de arte, exposições e processos de censura;
 Estratégias de negociação e processos democráticos no combate à censura.
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Serão aceitos trabalhos que se enquadrem nas propostas acima apresentadas, no campo da história, teoria e crítica das artes visuais, e que atendam às normas do edital do 44º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.