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    Colóquio CBHA 2014
     
     
    SESSÃO TEMÁTICA 7 | Auditório 50-G
    Territórios do corpo: entre o humano e o pós-humano
     
    Coordenadores:
Alexandre Santos (UFRGS)
Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPel)
Sheila Cabo Geraldo (UERJ)
     
   

Assunto de interesse para investigadores das mais variadas áreas do conhecimento, o corpo pode ser tratado como território político, como espaço identitário, como forma de distinção, como campo de disputa, como lugar dos desejos, como receptáculo para manifestações sociais, como base para discussões morais, como instrumento de liberação ou de repressão, e também como referência e suporte para o desenvolvimento de linguagens artísticas. 
No processo de produção das narrativas históricas, representado ou apresentado das mais variadas maneiras, o corpo fornece um material de grande riqueza interpretativa. No vasto conjunto de obras que forma a cultura artística, o corpo surge desnudado, idealizado, reconstruído, recoberto, transformado, alterado, disfarçado e serve como base para discussões sobre a irreversibilidade do tempo e sobre a condição sexual dos indivíduos. Fazem parte do repertório artístico tanto o corpo santificado, sacralizado, intocável, quanto o corpo sexualizado e desejável. O corpo pode ser tratado como medida de beleza, de onde se extraem os cânones para a vida e para a arte. Mas o corpo também pode ser grotesco, mórbido e repugnante. Pode ter vitalidade e dispor de capacidade agentiva. Pode ser submetido, reprimido e violado.

Essa sessão temática aceitará trabalhos que coloquem em discussão a presença do corpo na história da arte como território cujos limites estão em constante alteração. Mais recentemente, a própria condição humana vem sendo relativizada pelo desenvolvimento de aparatos tecnológicos que anunciam uma era pós-humana, na qual os corpos biológicos estarão integrados aos corpos mecânicos, os sistemas orgânicos aos sistemas eletrônicos, a inteligência humana à inteligência artificial. Os historiadores da arte estão atentos aos movimentos de transformação da sociedade, e suas reflexões sobre as ações artísticas devem colaborar para a compreensão dos diferentes processos históricos vividos pela humanidade.

Os trabalhos apresentados para integrar esta sessão temática poderão tratar de manifestações artísticas históricas e contemporâneas, e deverão apresentar os fundamentos teórico-metodológicos que as embasam. Os critérios de seleção são: pertinência do trabalho em relação ao tema proposto; relevância das obras e/ou dos artistas escolhidos pelos pesquisadores para o desenvolvimento da área de História da Arte; qualidade do texto e respeito às normas técnicas estabelecidas e aos prazos determinados.
     
     
    Dia 27 e agosto | quarta-feira
     
    09:00 h - 10:40 h: Mesa 1 –
    Coordenadora: Sheila Cabo Geraldo (UERJ/CBHA)
     
    Fabrícia dos Santos (UA)
    - O corpo idealizado: as representações do filósofo Ramon Llull nas iluminuras do Breviculum (c. 1325)
     
    Silvana Boone (UCS)
    - O corpo de Cristo: entre a sedução e o sagrado
     
    Sheila Cabo Geraldo (UERJ/CBHA)
    - O corpo como máquina-órgão: intensidade e desejo
     
    11:00 h - 12:10 h: Mesa 2 -
    Coordenador: Alexandre Santos (UFRGS/CBHA)
     
    Alexandre Pedro de Medeiros (UNICAMP)
    - Aparições de “Che” Guevara no trabalho de Claudio Tozzi (1967)
     
    Alexandre Santos (UFRGS/CBHA)
    - O corpo como paródia em Claude Cahun
     
    Emerson Cesar Nascimento (UNICAMP)
    - O corpo como território da ambiguidade na obra de Yasumasa Morimura
     
    14:30 h - 16:10 h: Mesa 3 -
    Coordenadora: Neiva Bohns (UFPEL/CBHA)
     
    Guilherme Delgado Camilo Coura (UERJ)
    - Juízo Estético e Corpo: Um acirramento das noções de Foucault em Thierry de Duve 
     
    Neiva Bohns (UFPEL/CBHA)
    - Hudinilson Jr.: Todos os desejos deságuam na morte
     
    Paula Trusz Arruda (UFRGS)
    - O corpo apropriado e a lógica da fragmentação na obra de Mário Röhnelt
     
    16:30 h - 18:10 h: Mesa 4 -
     
    Ricardo Luiz Silveira Costa (UFES)
    - O corpo transgredido: o martírio de Tomás Becket (1118-1170) na arte medieval
     
    Valéria Ochoa Oliveira (UFU)
    - Considerações sobre o nu feminino: Eliseu Visconti, Botticelli e Ticiano
     
     
    Dia 28 de agosto | quinta-feira
     
    14:30 h - 16:10 h: Mesa 5 -
    Coord: Niura Legramante Ribeiro (UFRGS)
     
    Barbara de Oliveira Ahouagi (UFMG) e Melissa Etelvina Oliveira Rocha (UFMG)
    - Corpo violado: a degola na arte
     
    Carmen Regina Bauer Diniz (UFPEL)
    - A História da Arte e as representações das mulheres: imagens que nos falam
     
    Niura Legramente Ribeiro (UFRGS)
    - A Fotografia como Pintura: do Corpo na História da Arte ao corpo Criminal
     
     
    16:30 h - 18:10 h: Mesa 6 -
    Coordenadora: Viviane Matesco (UFF)
     
    Caroline Leal Bonilha (UFPEL)
    - O corpo monstruoso como território artístico nas obras de Diane Arbus e Walmor Corrêa
     
    Ricardo Henrique Ayres (UFRGS)
    - Sobre as epidemias e o corpo: a febre amarela e a aids em Juan Manuel Blanes e Leonilson
     
    Viviane Matesco (UFF)
    - Da suspensão sem fronteiras, corpo em trânsito em Roberto Evangelista
     
 
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