CBHA
 
 
   
   
   
   
 
 
Página inicial
Sobre a imagem
Programação Geral
Comunicações
Sessões Temáticas
Resumos
Como chegar?
INSCRIÇÕES
EDITAL
 
 
 
 
 
 
    Colóquio CBHA 2014
     
     
    SESSÃO TEMÁTICA 2 | Auditório 50-B
    História da Arte Comparativa: perspectivas teóricas, métodos e práticas
     
    Coordenador:
Jorge Coli (UNICAMP/CBHA)
     
    A ideia principal desta sessão temática é pensar a história da arte a partir de uma questão que se coloca de imediato nos estudos da área: a noção de semelhança e os métodos comparativos. A proposta para esta sessão destina-se a pensar, em claves teórica, de método, mas também de aplicação – ou de prática, se se quiser – os problemas vinculados aos procedimentos de comparação dentro dos estudos em história da arte. Portanto, no campo da história da arte existe uma abordagem comparatista que visa, antes de tudo, o embate direto com as imagens. Uma confrontação formal que tem implicações diversas, passando pela história dos métodos em história da arte e, sobretudo, pela história da cultura. Um dos pontos essenciais que desejamos abarcar é o de uma efetiva prática comparativa. Com efeito, se as questões puramente teóricas têm sido exploradas (Michaud, Didi-Huberman, Belting, Wind entre outros), as consequências e efeitos de uma prática comparativa empregada como método por um grupo é muito mais rara. Nesta perspectiva, pesquisadores do Centro de História da Arte e Arqueologia, vinculados à graduação e à pós-graduação em História da Arte da UNICAMP, vêm de modo sistemático tateando tais questões. A aplicação enfática que suscita uma abordagem teórica e metodológica pode ser vista nos esforços consagrados ao banco de imagens intitulado WARBURG: Banco comparativo de imagens (a consulta pode ser feita a partir do endereço: www.unicamp.br/chaa/warburg.php). A proposta principal do site é associar e relacionar as formas que se repetem de uma imagem à outra, sem hierarquia nem temporal, nem de natureza. Propomos a partir dessas premissas alguns objetivos: 1) Estudo teórico dos autores que construíram suas obras em termos comparativos. 2) Interrogações sobre as possibilidades de um método que se funda no silêncio do olhar, e que tenta construir um discurso. 3) Experiência de trabalho prático em eixos de temas, privilegiando o corpo, e ampliando-se para além dele.
     
     
    Dia 27 e agosto | quarta-feira
     
    09:00 h - 10:40 h: Mesa 1 –
     
    Jorge Coli (UNICAMP/CBHA)
    - Comparação, materialidade e imaterialidade das artes
     
    Mariane D´Avila Rosenthal (UFPEL)
    - Jardins privados dos casarões ecléticos pelotenses
     
    Paula Elizabeth de Maria Barrantes (UNICAMP)
    - O método comparativo como único recurso: os retábulos da Catedral de Campinas
     
     
    11:00 h - 12:10 h: Mesa 2 -
     
    Camila Andrade Lima (UFU)
    - As Representações Escultóricas de Iracema na Cidade de Fortaleza, Ceará
     
    Martinho Alves da Costa Junior (UNICAMP)
    - Aquela de braços erguidos
     
    Alexander Gaiotto Miyoshi (UFU)
    - A imagem persistente: representações visuais de migrantes em Lasar Segall, Tarsila do Amaral e Candido Portinari
     
    Ludmila Vargas Almendra (CEFET/RJ)
    - Redesenhos e reflexões em Amador Perez: uma iniciação ao olhar
     
     
    14:30 h - 16:10 h: Mesa 3 -
     
    Letícia Badan Palhares Knauer de Campos (UNICAMP)
    - A obra de arte como artífice do medo: citações plásticas no cinema de Dario Argento
     
    Rafael Augusto Castells de Andrade (UERJ)
    - Em Nome da Fé: A Iconografia Judaica na Europa Cristã Entre os Séculos XIII e XVI
     
    Tiago Varges da Silva (UFG)
    - O Inferno Musical: Reflexões Sobre o Autorretrato de Hieronymus Bosch
     
     
    16:30 h - 18:10 h: Mesa 4 -
     
    Caroliny Pereira (UNICAMP)
    - Uma Composição Textual A Partir Do Estudo Do Método Warburguiano De Análise De Imagem
     
    Ianick Takaes de Oliveira (UNICAMP)
    - Os Anos de Formação de Edgar Wind no Círculo de Hamburgo (1927-1933)
     
    Katia Maria Paim Pozzer (UFRGS)
    - A Gênese da Arte Islâmica segundo Warburg
     
    Luciana Marcelino (UFBA)
    - Contribuições do Conceito de Nachleben de Aby Warburg para a Historiografia da Arte
   

 

    Dia 28 de agosto | quinta-feira
     
    14:30 h - 16:10 h: Mesa 5 -
     
    Clediane Lourenço (UDESC)
    - Curitiba e seus Artistas: O Silêncio do Olhar
     
    Fabio Fonseca (UnB)
    - Anacronismo e sobrevivências na luta do herói contra o dragão
     
    Renata Dias Ferraretto Moura Rocco (USP)
    - Gino Severini e a crítica de arte brasileira e italiana nos anos 1940-1950
     
    Mirian Nogueira Seraphim (IFMT/CBHA)
    - O método comparativo no estudo da obra de Visconti
     
     
 
    [sessão 1][sessão 2][sessão 3][sessão 4][sessão 5]
[sessão 6][sessão 7][sessão 8] [
índice de sessões]
   
   
 
     
   
  Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP   Instituto de Artes Unicamp   Universidade Federal São Paulo   Universidade Estadual do Rio de Janeiro   Universidade Federal de Uberlândia   Programa de Pós-Graduação em Artes   Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação   Instituto de Artes da UFU
     
   
  MUnA - Museu Universitário de Arte da UFU   Programa de Pós-Graduação em História - UFU   Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFU   Editora da Universidade Federal de Uberlândia   Néctar do Cerrado Cachaça Artesanal - Uberlândia   MAS - Museu de Arte Sacra de Uberlândia
     
   
  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior   Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico   Fundação de Amparo e à Pesquisa do Estado de São Paulo   Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais