CBHA
 
 
   
   

 
INICIAL
EDITAL
PROGRAMAÇÃO
INSCRIÇÔES
RESUMOS 
ANAIS
 
 
 
 

 
 
 

 
 
 .
A IMAGEM ARDE: NOTAS SOBRE REESCRITAS DA HISTÓRIA E REPOSICIONAMENTOS MNEMÔNICOS NA ARTE - Alexandre Santos
.
O POEMA VISUAL E A PASSAGEM DE ARTE CONCRETA A ARTE POSTAL Almerinda da Silva Lopes
.
O IMPRESSIONISMO, O SIMBOLISMO E O “PRESENTISMO” NOS AUTORRETRATOS DE ELISEU VISCONTI - Ana Maria Tavares Cavalcanti
.
ARTEFACTOS SYMMETRIACOS E GEOMETRICOS, DE IGNACIO DA PIEDADE VASCONCELLOS (1733): UMA LEITURA - Angela Brandão
 .
BILL VIOLA, ENTRE LUGAR E PASSAGEM, ENTRE IMAGENS - Angela M. Grando Bezerra e André Arçari
.
“BLITZKRIEG CONTRA A MACUMBA:” REPRESSÃO POLICIAL E ARTE SACRA AFROBRASILEIRA NO RIO DE JANEIRO EM 1941 - Arthur Valle
.
SOB O TRIVIAL: IMAGEM, RECONVERSÃO E POTÊNCIA COM SANDRO KA - Bianca Knaak
.
DO IMAGINÁRIO DAS PINTURAS ORIENTALISTAS ÀS PROPAGANDAS TURÍSTICAS DO MAGREB CONTEMPORÂNEO - Camila Dazzi e Isabela Loureiro
.
REPRESENTAÇÕES DA PAISAGEM: JARDINS, TEORIAS E PINTURA NO MUSEU D. JOÃO VI/EBA/UFRJ - Carlos Gonçalves Terra
.
MARIO PEDROSA E O MUSEO DE LA SOLIDARIDAD CON CHILE:  ARTE E POLÍTICA - Daisy Valle Machado Peccinini
.
HANNA LEVY E A QUESTÃO DA “RAÇA” NOS ESCRITOS DE JACOB BURCKHARDT - Daniela Pinheiro Machado Kern

EXPOSIÇÕES DE ARTE NORTE-AMERICANA NO BRASIL NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970: THE NEW VEIN COMO ESTUDO DE CASO - Dária Jaremtchuk
.
ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: UMA DERIVA FOTO-CARTOGRÁFICA SEM SAIR DE CASA - Eduardo Ferreira Veras
 .
HEGEMÔNICO E SUBALTERNOS EM REEDIÇÕES CURATORIAIS - Elisa de Souza Martínez
.
A GALERIA BRASILEIRA DE BELAS-ARTES NA EXPOSIÇÃO UNIVERSAL DE 1889 - Felipe Chaimovich
.
LIVIA FLORES E A PRECARIEDADE DAS IMAGENS - Fernanda Pequeno
.
HISTORIOGRAFIA DA ARTE NO BRASIL: NARRATIVAS PARA OUTRA PRÁTICA - Ivair Junior Reinaldim
 .
AS PAISAGENS IMAGINÁRIAS NAS PINTURAS DE ANTONIO BANDEIRA, WEGA NERY E YOLANDA MOHALYI - José Augusto Costa Avancini
.
CRÍTICA E CURADORIA COMO ESPAÇOS DE DISCUSSÃO DA ARTE - Lisbeth Rebollo Gonçalves
.

ABY WARBURG E A DIALÉTICA DE AGOSTINO DI DUCCIO NO TEMPLO MALATESTIANO - Luana M. Wedekin
 .
O PATRIMÔNIO IMATERIAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA DA ARTE DECOLONIAL NO BRASIL - Marcele Linhares Viana
.
ARQUITETURA E ARTE CONCEITUAL: INDÍCIOS DE PESQUISA - Marco Antonio Pasqualini De Andrade
 .
A PROLIFERAÇÃO DOS CEMITÉRIOS NO BRASIL: CONSEQUÊNCIAS DE DOENÇAS EPIDÊMICAS - Maria Elizia Borges
.
NADA DE IMPORTANTE PODE VIR DO SUL? ARTE E POLITICA EM ALFRED JAAR - Maria de Fátima Morethy Couto
.
ARTE E ATRIBUIÇÃO DE SENTIDOS: O CONCEITO DE DESIGUALDADE EM PERSPECTIVA - Maria Inez Turazzi
.
ÁLBUM BÉLGICA-BRASIL: IMAGENS PARA O REI VER - Maria Izabel Branco Ribeiro
 .
SÃO PAULO-1974: INTENSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES EM TORNO DA GRAVURA ARTÍSTICA - Maria Luisa Tavora
.
EXPOSIÇÕES DE ARTE NA ASA DE PAPEL CAFÉ&ARTE - Marília Andrés Ribeiro
.
A VOLTA DOS MORTOS-VIVOS: TRECOS, TROÇOS E COISAS NA HISTÓRIA DA ARTE - Marize Malta
.
OS TEMPOS DAS IMAGENS. ESQUECIMENTOS, RUÍNAS, SOBREVIVÊNCIAS - Mônica Zielinsky
.
FESTIVAL ARTE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: ESTRATÉGIAS CURATORIAIS TRANSDISCIPLINARES - Nara Cristina Santos

ARTE PARA FUGIR DA MORTE: MULHERES ARTISTAS NO PERÍODO DA GRIPE ESPANHOLA NO BRASIL - Neiva Maria Fonseca Bohns
.
OS ENGENHEIROS E O NEOCLASSICISMO - Nelson Porto Ribeiro
 .
SQUAT: MEMÓRIA DE UM ENCONTRO, DE ANDREA EICHENBERGER - Niura A. Legramante Ribeiro
.
CRUZAR O MAR: ARTE E EXPERIÊNCIA DA MIGRAÇÃO NO TRABALHO DE IRACEMA BARBOSA - Patricia Corrêa
.
MARIA COUSSIRAT CAMARGO: VOZ, SILÊNCIO, SOLIDÃO - Paula Ramos
 .
A ARTE DA NUDEZ DE ANTONIO PARREIRAS: O RETRATO DE ARARIBOIA E O NU MASCULINO COMO TEMA DA PINTURA - Paulo Knauss
.
OBRAS, PROCEDIMENTOS E DISPOSITIVOS INSTAURADORES DA ARTE CONTEMPORÂNEA: UMA PERÍCIA - Paulo Silveira
.

OS RETRATOS PICTÓRICOS DE MURILO MENDES NA COLEÇÃO DO POETA - Raquel Quinet Pifano
 .
PELOURINHO DE MARIANA, MONUMENTO À BARBÁRIE - Roberto Conduru
.
ARTE EM IMPRESSÕES, IMPRESSÕES EM ARTE: COLEÇÕES EM DIÁLOGO - Rogéria de Ipanema
 .
COISAS ASIÁTICO-VIRAIS - Rosana Pereira de Freitas
.
AGOSTINO DI DUCCIO, ABY WARBURG E O ORATÓRIO DE SÃO BERNARDINO: ANJOS EM SERENA VERTIGEM - Sandra Makowiecky
.

SOBRE O PRIMITIVO NA ARTE - Sheila Cabo Geraldo
 .
A HISTORIOGRAFIA DA ARTE E A BIBLIOTECA DA ACADEMIA E ESCOLA DE BELAS ARTES DO RIO DE JANEIRO - Sonia Gomes Pereira
.
O RETORNO CRÍTICO E O RETORNO DE GEORGES DIDI-HUBERMAN A ABY WARBURG - Vera Pugliese
.
 
 
 
.