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A História da Arte, dentro do contexto nacional e internacional, tem enfrentado nos últimos anos grandes desafios de ordem epistemológica e hermenêutica, que se expressam tanto em seus aspectos intrínsecos de investigação, quanto nas suas posturas políticas diante das transformações e questionamentos de seus princípios, objetos e modos de atuação. Como consequência de posturas pós-coloniais e frente aos rumos de uma história da arte global, os historiadores da arte brasileiros ainda enfrentam outros desafios quanto à possibilidade ou não de um pensar arte de modo autônomo e particular. Diante de tal panorama, o Comitê Brasileiro de História da Arte propõe como tema de seu colóquio evidenciar as Inquietações e Estratégias da História da Arte, entendendo que as inquietações voltam-se prioritariamente ao âmago investigativo das pesquisas em si, da necessidade de refletir sobre os caminhos, as dúvidas, os métodos, os resultados, especialmente realizados no Brasil, e a necessidade de socializar e compartilhar tais inquietações com outros interlocutores. Por outro lado, surgem também inquietações frente ao contexto social, cultural, econômico e político (local e internacional) que exigem uma tomada de posição por parte do historiador da arte, que deve ser, mais que reativo, estratégico. Diante do combate e questionamento da própria natureza do que seja a História, a Arte, e as instituições que as amparam e seus agentes, como a universidade e o museu, interroga-se quais posturas devem ser adotadas perante o ensino e a formação de novos pesquisadores, a defesa da liberdade de escolha de temas e métodos para além das tradicionais posturas teóricas e historiográficas, a diversidade dos vínculos possíveis às instituições, os limites na divulgação de investigações, críticas e curadorias, o enfrentamento à escassez dos recursos de apoio e financiamento à pesquisa, em suma, a própria sobrevivência do campo disciplinar da História da Arte. 

Eixos temáticos propostos: 

1. Temas e agentes excluídos ou à margem da História da Arte.
2. Questionamentos e revisões historiográficas e metodológicas.
3. Estratégias e propostas de atuação e defesa do campo de conhecimento.
4. Discussões sobre a natureza, concepção e função da Arte e da História da Arte.
5. Possibilidades e impossibilidades de uma História da Arte Brasileira.

Comissão de Organização do XXXIX Colóquio do CBHA

Maria de Fátima Morethy Couto (UNICAMP / CBHA) - presidente 
Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPel / CBHA) - coordenação local 
Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA / CBHA)
Tamara Quírico (UERJ  / CBHA)
Arthur Gomes Vale (UFRRJ / CBHA)
Marco Antonio Pasqualini de Andrade (UFU / CBHA)
Alexandre Santos (UFRGS / CBHA)
Eduardo Veras (UFRGS / CBHA)
Niura Legramante Ribeiro (UFRGS / CBHA)
Caroline Leal Bonilha (UFPel)
Clarice Rego Magalhães  (UFPel)
Felipe Bernardes Caldas  (UFPel)
Larissa Patron Chaves Spieker  (UFPel) 

     
   
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