CBHA
 
 
   
   
   
   
 
Inicial
EDITAL
Programação
Sobre a imagem
Caderno
de Resumos
 
Inscrições/Ouvintes
 
 
 
 
 
 
 
 
  XXXV Colóquio CBHA 2015
   
  XXXV Colóquio CBHA 2015
  XXXV Colóquio CBHA 2015
     
     
    Programação XXXV Colóquio CBHA 2015  
     
     
  Segunda-feira 24  
   
 
09:00 - 09:30
 
Abertura do XXXV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte Novos Mundos: Fronteiras, Inclusão, Utopias/New Worlds: Frontiers, Inclusion, Utopias.
 
Mônica Xexéo (Museu Nacional de Belas Artes)
Claudia Mattos - Presidente do CBHA (Universidade Estadual de Campinas)
   
 
09:30 - 11:00
 
Mesa redonda 1 | História da Arte: conceitos, teorias, fronteiras
 
Sonia Gomes Pereira (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
A historiografia da arte no Brasil no século XIX: um problema de fronteira, inclusão e utopia.
 
Nelson Pôrto Ribeiro (Universidade Federal do Espírito Santo)
O cosmos e suas fronteiras: a noção de um universo finito na cultura lusa barroca.
 
Felipe Soeiro Chaimovich (Fundação Armando Álvares Penteado)
O jardim paisagístico e o falso problema da preservação da natureza
 
Maria Lúcia Bastos Kern (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
As vanguardas brasileira e sul americana: estratégias política e estética.
 
Stéphane Huchet (Universidade Federal de Minas Gerais)
Anos 1960: identidades compartilhadas entre vanguardas brasileiras e europeias?
   
 
11:00 - 11:30
 
Lanche | Coffee break
   
 
11:30 - 12:30
 
Mesa redonda 2 | Arte e contemporaneidade: meios e poéticas
 
Emerson Dionisio Gomes de Oliveira (Universidade de Brasília)
A utopia fotográfica em museus de arte.
 
Maria do Carmo de Freitas Veneroso (Universidade F. de Minas Gerais)
Quanto ao livro ou aproximações entre livros de artista e livros raros.
 
Maria Luisa Luz Távora (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Xilogravura: da poética expressionista à eloquência do traço e do imaginário popular.
   
 
12:30 - 14:00
 
Almoço | Lunch
   
 
14:00 - 15:30
 
Mesa redonda 3 | Arte e Brasil: Identidades e alteridades
 
Ana Maria Tavares Cavalcanti (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Identidade brasileira: da Marabá de Amoedo (1882) ao Mestiço de Portinari (1934).
 
José Augusto Costa Avancini (Universidade F. do Rio Grande do Sul)
A pintura de paisagem como índice identitário da nação, Brasil: 1930 – 1970.
 
Rogéria de Ipanema (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Imigrante ou circulante? Fora e dentro das impressões da imagem da política brasileira.
 
Ana Gonçalves Magalhães (Universidade de São Paulo)
“Novecento Brasiliano”: a produção crítica de Margherita Sarfatti na América do Sul.
   
 
15:30 - 17:00
 
Mesa redonda 4 | Espaços expositivos: da casa à cidade
 
Marize Malta (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Encontro íntimo com estranhos e estrangeiros: arte em casa e a coleção Ferreira das Neves.
 
Maraliz de Castro Vieira Christo (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Artistas brasileiros signatários do leque de autógrafos da Viscondessa de Cavalcanti.
 
Sandra Makowiecky (Universidade Federal de Santa Catarina)
Os primeiros espaços públicos de exposição no Brasil: Xavier das Conchas e Xavier dos Pássaros.
 
Bianca Knaak (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Utopias do lugar: arte pública, espaço público, intervenção artística urbana.
   
 
17:00 - 18:00
 
Mesa redonda 5 | Arte e contemporaneidade: conceitos e estratégias
 
Angela Maria Grando Bezerra (Universidade Federal do Espírito Santo)
Transversalidades entre espectador e obra, em instalações de Cildo Meireles.
 
Eduardo Ferreira Veras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
O protocolo como estratégia criativa: persistências conceituais na arte contemporânea.
 
Paulo Silveira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Apontamentos sobre Beau Geste Press e sua contribuição nos anos 1970.
   
 
18:00 - 19:00
 
Lançamento de livros e revistas
   
   
  Terça-feira 25  
   
 
09:00 - 10:30
 
Mesa redonda 6 | Discursos expositivos e curatoriais
 
Elisa de Souza Martínez (Universidade de Brasília)
Isolados ou integrados: coleções etnográficas e a modernidade brasileira.
 
Marilia Andrés Ribeiro (Universidade Federal de Minas Gerais)
Fotografia e natureza: uma proposta curatorial.
 
Rosana Pereira de Freitas (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Onde fica a fronteira entre a China e o Brazil?
 
Neiva Maria Fonseca Bohns (Universidade Federal de Pelotas)
A produção artística contemporânea como texto histórico.
   
 
10:30 - 11:00
  Lanche | Coffee break
   
   
 
11:00 - 11:30
 
Abertura da Conferência Internacional/Opening of the International Conference - New Worlds: Frontiers, Inclusion, Utopias/Novos Mundos: Fronteiras, Inclusão, Utopias.
 
Claudia Mattos - Presidente do CBHA (Universidade Estadual de Campinas)
Joan Weinstein (Deputy Director, Getty Foundation)
Thierry Dufrêne (CIHA Secretary)
   
 
 
11:30 - 12:30
 
Palestra | Lecture
Christopher Wood (New York University)
The Translation of the Ex Voto to the New World.
   
 
12:30 - 14:00
 
Almoço | Lunch
   
 
 
 
Sessão | Session 1
14:00 - 14:30
 
Joseph Imorde (Universität Siegen)
South-America Art in Germany between 1880 and 1930.
   
 
14:30 - 15:00
 
Paolo Rusconi e Viviana Pozzoli (Università degli Studi di Milano)
Shapes of the New World: “Graticci Brasiliani” in the Italian Architecture of the Post World War II.
   
 
15:00 - 15:30
 
Isabel Plante (Universidad Nacional de San Martin)
El lugar de la crítica institucional. Lea Lublin, Nicolás García Uriburu y Julio Le Parc entre Sudamérica y Europa.
   
 
15:30 - 16:00
 
Todd Porterfield (Université de Montréal)
One World? New Worlds? Babel, Ferrari, and Derrida.
   
 
16:00 - 16:30
  Lanche | Coffee break
   
 
 
 
Sessão | Session 2
16:30 - 17:00
 
Amy Buono (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Tupi Bricolage: Memory, (Im)materiality and Indigeneity in Brazilian Ethnopolitics.
   
 
17:00 - 17:30
 
Daniela Kern (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Historiografia da arte indígena no Brasil e a voz nativa como perspectiva ausente.
   
 
17:30 - 18:30
 
Intervalo para deslocamento | Time for dislocation
   
 
18:30 - 20:00
 
Conversas com objetos | Talks with object
Realizadores/Organizers: CBHA, CIHA, GOETHE INSTITUT - SP
EAV - Parque Lage
 
Roberto Conduru (UERJ), Ricardo Basbaum (UERJ),
Thierry Dufrêne
(CIHA), Peter Schneemann (CIHA),
Valéria Piccoli
(Pinacoteca do Estado de São Paulo).
   
 
20:00 - 22:00
 
Coquetel | Cocktail
EAV - Parque Lage
   
   
  Quarta-feira 26  
   
 
09:00 - 10:30
 
Mesa redonda 7 | Tradições em trânsito: permanências e transformações
 
Luiz Freire (Universidade Federal da Bahia)
A Paixão de Cristo por José Joaquim da Rocha, depois de Adrien Collaert.
 
Maria Elizia Borges (Universidade Federal de Goiás)
O encantamento do Brasil pela arte funerária italiana e a circulação de obras.
 
Cybele Vidal Neto Fernandes (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
A longa duração do grotteschi e suas múltiplas faces.
 
Ângela Brandão (Universidade Federal de São Paulo)
A contenda entre um carpinteiro de móveis e o escrivão de seu ofício na Lisboa do século XVIII.
   
 
10:30 - 11:00
  Lanche | Coffee break
   
 
11:00 - 11:30
 
Painel de Debates 1 | Construção do imaginário e circulação de imagens nas américas.
 
Arthur Valle (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
Camila Dazzi (Centro Federal de Educação Tecnológica - Rio de Janeiro)
A circulação da arte e de artistas do sul da Europa no Brasil do final do século XIX e início do século XX.
 
Claudia Valladão de Mattos (Universidade Estadual de Campinas)
Representando o ‘selvagem’ com arte e ciência: “Ilustração etnográfica no Brasil do século XIX.
 
Maria Berbara (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Arte e Zoologia: Representações do tatu e a construção do Novo Mundo na primeira época moderna.
 
Mirian Nogueira Seraphim (Comitê Brasileiro de História da Arte)
As retrospectivas de Visconti: rememoração, construção e circulação de ideias.
   
   
 
 
11:30 - 12:30
 
Palestra | Lecture
Ruth B. Phillips (Carleton University)
Between Rocks and Hard Places: Indigenous Lands, Settler Art Histories and the 'Battle for the Woodlands'.
   
 
12:30 - 14:00
 
Almoço | Lunch
   
 
 
 
Sessão | Session 3
14:00 - 14:30
 
Raphaèle Preisinger (University of Bern)
The Power of the Local Site: Similarities in the Darkness of Colonial Black Christs and Medieval Black Madonnas.
   
 
14:30 - 15:00
 
Olga Acosta (Universidad Nacional de Colombia) e
Roxana Nakashima (Universidad de Buenos Aires)
“The fury spread across the monasteries”: English corsairs in front of religious images. Cartagena de Indias, 1586.
   
 
15:00 - 15:30
 
Alexandre Ragazzi (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Maneirismos: o modelo italiano e o Vice-reinado do Peru.
   
 
15:30 - 16:00
 
Jaya Remond (Max Plancke Institute)
Plants, insects, and people of Surinam: creating, picturing and circulating botanical knowledge in early modern Europe and the New World.
   
 
16:00 - 16:30
  Lanche | Coffee break
   
 
 
 
Sessão | Session 4
16:30 - 17:00
 
Jorun Poettering (John Carter Brown Library, Providence)
How an Aqueduct Defined New World Spaces: Observations on Rio de Janeiro’s Carioca Aqueduct.
   
 
17:00 - 17:30
 
Michael Gnehm (Accademia di architettura in Mendrisio, Ticino)
Tropical Opulence: Rio de Janeiro’s Theater Competition of the 1850s.
   
 
 
17:30 - 18:30
 
Palestra | Lecture
Klaus Krüger (Freie Universität)
Conspicuous distinctiveness - unobtrusive integration Remarks on images and intercultural experience in late mediaeval time.
   
  Quinta-feira 27  
   
 
09:00 - 10:30
 
Mesa redonda 8 | Outros circuitos, novos trânsitos
 
Renato Palumbo Doria (Universidade Federal de Uberlândia)
No es facil”: estudos comparados da História da Arte do Brasil e de Cuba.
 
Almerinda da Silva Lopes (Universidade Federal do Espírito Santo)
Mail Art na América Latina: rede marginal de comunicação em um mundo sem fronteiras.
 
Marco Antonio Pasqualini de Andrade (Universidade Federal de Uberlândia)
Circuitos de arte a oeste do Rio São Francisco.
 
Paula Viviane Ramos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
1958, I Salão Pan-americano do Instituto de Belas Artes do RS: os limites da utopia.
   
 
10:30 - 11:00
  Lanche | Coffee break
   
 
11:00 - 11:30
 
Painel de Debates 2 | Modos de exposição, novas narrativas.
 
Paulo Knauss (Universidade Federal Fluminense)
O artista como colecionador: a coleção de Guttmann Bicho e arte no Brasil.
 
Silvia Miranda Meira (Universidade de São Paulo)
Uma historia da arte mestiça.
 
Vera Beatriz Siqueira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Realismo, moralidade e história: arte no Brasil oitocentista e modernidade.
 
Leticia Coelho Squeff (Universidade Federal de São Paulo)
A Exposição de 1859:  modos de exibição locais e a História da Arte no século XIX.
 
Elaine Dias (Universidade Federal de São Paulo)
O retrato e os pintores estrangeiros nas Exposições Gerais de Belas Artes (1840-1884).
   
   
 
 
11:30 - 12:30
 
Palestra | Lecture
Steven Nelson (Universtiy of California Los Angeles)
Structural Adjustment: Mapping, Geography, and the Visual Cultures of Blackness.
   
 
12:30 - 14:00
 
Almoço | Lunch
   
 
 
 
Sessão | Session 5
14:00 - 14:30
 
Kaira M. Cabañas (Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro)
Therapy and Art: The work of modern psychiatric patients in Brazil.
   
 
14:30 - 15:00
 
Isobel Whitelegg (Liverpool John Moores University/Tate Research Centre in Curatorial Practice & Museology)
Situation Vacant, the search for a Latin American Biennial, 1951-1996.
   
 
15:00 - 15:30
 
Anne Franco (Universidad de Los Andes, Bogotá)
“New Classicism” in the 1960s: Geometric Abstraction in New York and Bogotá.
   
 
15:30 - 16:00
 
Daniel Montero Fayad (Universidad Nacional Autónoma de México)
Back and forward: Considerations about artistic relations between Mexico - US (1988-2014)
   
 
16:00 - 16:30
  Lanche | Coffee break
   
 
 
 
Sessão | Session 6
16:30 - 17:00
 
Michael Asbury (University of the Arts, London)
Historiographies of the Contemporary: a partial contribution.
   
 
17:00 - 17:30
 
Valeria Piccoli (Pinacoteca do Estado de São Paulo),
Georgiana Uhlyarik, (Art Gallery of Ontario, Canada),
Peter John Brownlee (Terra Foundation for American Art, USA)
Landscape Painting in the Americas, 1830-1930: A Hemispheric Inquiry.
   
 
 
17:30 - 18:30
 
Palestra | Lecture
Margit Kern (Universität Hamburg)
“Provincialising” Portrait Painting in the Americas in the late 18th and early 19th Century. The Political Semantics of Plain Style.

   
  Sexta-feira 28  
   
 
09:00 - 11:00
 
Assembleia Anual do CBHA | Annual Meeting of CBHA
   
 
11:00 - 11:30
  Lanche | Coffee break
   
   
 
 
11:30 - 12:30
 
Palestra | Lecture
Cécile Fromont (University of Chicago) 
Foreign Cloth, Local Habits: Clothing, Regalia, and the Art of Conversion in the Early Modern Kingdom of Kongo.
   
 
12:30 - 14:00
 
Almoço | Lunch
   
 
 
 
Sessão | Session 7
14:00 - 14:30
 
Romuald Tchibozo (Université d’Abomey-Calavi)
De l’ethno-esthétisme au Réalisme Socialiste, pratiques esthétiques en Afrique et nouveaux territoires de l’Histoire de l’art: rôle des institutions.
   
 
14:30 - 15:00
 
Alfredo Morales (Universidad de Sevilla)
Cerámicas de Tonallá en Sevilla.
   
 
15:00 - 15:30
 
Frederick Asher (University of Minnesota)
1492 in the Other Indies: Shifting centers, creating new peripheries”.
   
 
15:30 - 16:00
 
Pedro Luengo (Universidad de Sevilla)
Globalisation vs multiculturalism. Architecture in Maritime Asia during the 18th century.
   
 
16:00 - 16:30
  Lanche | Coffee break
   
 
 
 
Sessão| Session 8
   
 
16:30 - 17:00
 
Katve-Kaisa Kontturi (University of Melbourne)
Crafting Cross-Cultural Relations: Art, Activism and the Political Potentials of Communal Making in Contemporary Australia.
   
 
17:00 - 17:30
 
Marco Musillo (Kunsthistorisches Institut)
Transcultural Stories for Local Consumers: Screens and Rhizomatic Art History.
   
 
17:30 - 18:00
 
Claire Farago (University of Colorado Boulder)
Whose history? Why? When? Who benefits, and who doesn't?
   
 
 
18:00 - 19:00
 
Palestra | Lecture
Peter Krieger (Universidad Nacional Autónoma de México) 
Transdisciplinary, transcultural, and transhistorical challenges of World Art Historiography.
   
 
19:00 - 19:30
 
Encerramento| Closing session
XXXV Colóquio do CBHA/XXXV CBHA Colloquium
Novos Mundos: Fronteiras, Inclusão, Utopias/New Worlds: Frontiers, Inclusion, Utopias.
Claudia Mattos - Presidente do CBHA (Universidade Estadual de Campinas)
   
  Sexta-feira 28  
   
 
09:00 - 18:00
 
Pós-Congresso | Post-Congress
Programa Getty para doudorandos/Getty program for PhD students.
 
 
 
 
 
     
   
  Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP   Instituto de Artes Unicamp   Universidade Estadual do Rio de Janeiro   UFRJ   UFF   UFRRJ   CEFET/RJ  
     
   
  UNIFESP   SMU   Universidad Los Andes   Getty Foundation   Terra Foundation   Goeth institut   MNBA
     
   
  Museu de Arte   Museu Histórico Nacional   Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior   Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico   Fundação de Amparo e à Pesquisa do Estado de São Paulo   Fundação Carlos Chagas