|  |  |  | 
                
                  |  |  | Segunda-feira 23/09 | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Credenciamento a partir das 14h00 | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 16h00 | 
                
                  |  |  | Conferências de abertura | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Ulrich Grossman (Presidente do CIHA) | 
                
                  |  |  | Institutions for Art – Art for Institutions | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Peter Schneemann (Universidade de Berna/CIHA) | 
                
                  |  |  | Beholder and Public – Between Abstract Art Historical Reference and Target Group | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 19h00 | 
                
                  |  |  | Lançamento de livros Coquetel de confraternização
 | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Terça-feira 24/09 - manhã | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Mesa-redonda 1 | (9h00 – 11h00) Formas de exibição: lugares e estratégias (I)
 | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 9h00-9h15: | 
                
                  |  |  | Elisa de Souza Martinez  (UnB/CBHA) | 
                
                  |  |  | Rembrandt e seu gabinete: naturalia e exotismo | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 9h15-9h30: | 
                
                  |  |  | Jens Baumgarten (UNIFESP/CBHA) | 
                
                  |  |  | A re-apropriação da arte colonial entre o local e o global: Brasil e Filipinas | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 9h30-9h45: | 
                
                  |  |  | Letícia Squeff (UNIFESP/CBHA) | 
                
                  |  |  | Exposições de arte no Brasil: modos de interpretação | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 9h45-10h00: | 
                
                  |  |  | Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ/CBHA) | 
                
                  |  |  | Crítica de arte e originalidade artística nos Salões de Paris (1861, 1882 e 1899) | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 10h00-10h30: | 
                
                  |  |  | Debate | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 10h30-11h00: | 
                
                  |  |  | Café | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Mesa-redonda 2 | (11h00 – 12h30) Formas de exibição: lugares e estratégias (II)
 | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 11h00-11h15: | 
                
                  |  |  | Roberto Conduru (UERJ/CBHA) | 
                
                  |  |  | Brasil: terra de mágicos? | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 11h15-11h30: | 
                
                  |  |  | Vera Siqueira (UERJ/CBHA) | 
                
                  |  |  | Wanda Pimentel e o circuito expositivo brasileiro | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 11h30-11h45: | 
                
                  |  |  | Almerinda da Silva Lopes (UFES/CBHA) | 
                
                  |  |  | A Arte Experimental e Política de Paulo Herkenhoff | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 11h45-12h00: | 
                
                  |  |  | Marco Pasqualini (UFU/CBHA) | 
                
                  |  |  | A Galeria Whitechapel e a internacionalização da arte brasileira: duas exposições | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 12h00-12h30: | 
                
                  |  |  | Debate | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Terça-feira 24/09 - tarde | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Mesa-redonda 3  | (14h00 – 15h45) Crítica e curadoria: construções de sentido
 | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 14h00-14h15: | 
                
                  |  |  | Bianca Knaak (UFRGS/CBHA) | 
                
                  |  |  | Construções de sentidos em curadorias de acervos artísticos institucionais | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 14h15-14h30: | 
                
                  |  |  | Claudia Valladão de Mattos (Unicamp/CBHA) | 
                
                  |  |  | Hileia Amazônica no MASP: Arte e Ecologia na década de 70 no Brasil | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 14h30-15h00: | 
                
                  |  |  | Marília Andrés Ribeiro (UFMG/CBHA) | 
                
                  |  |  | A crítica institucional e a estética da existência | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 14h45-15h00: | 
                
                  |  |  | Ana Maria Albani de Carvalho (UFRGS/CBHA) | 
                
                  |  |  | Curadoria e potencialidade crítica na arte pós-autônoma | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 15h00-15h30: | 
                
                  |  |  | Debate | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 15h30 – 16h00: | 
                
                  |  |  | Café | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Mesa-redonda 4 | (16h00 – 17h30) Mestres e artistas: práticas, formação e ensino (I)
 | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 16h00-16h15: | 
                
                  |  |  | Ângela Brandão (UNIFESP/CBHA) | 
                
                  |  |  | Sobreposição de tarefas: uma leitura do Dicionário de Judith Martins | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 16h15-16h30: | 
                
                  |  |  | Elaine Dias (UNIFESP/CBHA) | 
                
                  |  |  | Le Breton entre Humboldt e Bachelier: referências para o ensino artístico brasileiro | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 16h30-16h45: | 
                
                  |  |  | Raquel Quinet Pífano (UFJF/CBHA) | 
                
                  |  |  | Felix da Costa e a Defesa da Nobreza da Pintura | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 16h45-17h00: | 
                
                  |  |  | Sonia Gomes Pereira (UFRJ/CBHA) | 
                
                  |  |  | Paisagem e Academia: Agostinho José da Mota | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 17h00-17h30: | 
                
                  |  |  | Debate | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Terça-feira 24/09 - noite | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 18h00 – 20h00 | 
                
                  |  |  | Apresentação presencial de pôsteres | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Quarta-feira 25/09 - manhã | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Mesa-redonda 5 | (9h00 – 10h30) Narrativas e interpretações: inclusões e exclusões(I)
 | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 9h00-9h15: | 
                
                  |  |  | Cybele Vidal Neto Fernandes (UFRJ/CBHA) | 
                
                  |  |  | As estratégias da arte nas celebrações luso-brasileiras | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 9h15-9h30: | 
                
                  |  |  | Maraliz Christo (UFJF/CBHA) | 
                
                  |  |  | A Revolução Francesa no Chile e a pintura histórica de Raymond Monvoisin | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 9h30-9h45: | 
                
                  |  |  | Paulo Knauss (UFF/CBHA) | 
                
                  |  |  | Índios no salão: Louis Rochet e a escultura etnográfica entre a França e o Brasil | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 9h45-10h00: | 
                
                  |  |  | Mirian Nogueira Seraphim (IFMT/CBHA) | 
                
                  |  |  | Por uma cronologia das Artes Plásticas no Brasil do Dezenovevinte | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 10h00-10h30: | 
                
                  |  |  | Debate | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 10h30-11h00: | 
                
                  |  |  | Café | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Mesa-redonda 6 | (11h00 – 12h30) Imagens da arte e interpretações do passado (I)
 | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 11h00-11h15: | 
                
                  |  |  | Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho (CBHA) | 
                
                  |  |  | O programa escultórico da Catedral de Salvador – igreja do antigo Real Colégio da Bahia | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 11h15-11h30: | 
                
                  |  |  | Maria Elizia Borges (UFG/CBHA) | 
                
                  |  |  | Aspectos do revival egípcio e classicista na arte funerária brasileira | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 11h30-11h45: | 
                
                  |  |  | Sílvia Miranda Meira(USP/CBHA) | 
                
                  |  |  | A reflexão crítica como estratégia e proposição da Jovem Arte Contemporânea no MAC da USP nos anos 60 | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 11h45-12h00: | 
                
                  |  |  | Renato Palumbo Dória (UFU/CBHA) | 
                
                  |  |  | Retratos à Margem: imagens invisíveis da arte no Brasil | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 12h00-12h30: | 
                
                  |  |  | Debate | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Quarta-feira 25/09 - tarde | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Mesa-redonda 7 | (14h00 – 16h00) Inventários, coleções e arquivos
 | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 14h00-14h15: | 
                
                  |  |  | Maria Inez Turazzi (IPHAN/CBHA) | 
                
                  |  |  | Entre negociações e disputas: a doação da coleção Geyer ao patrimônio público | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 14h15-14h30: | 
                
                  |  |  | Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPel/CBHA) | 
                
                  |  |  | A vitrine invisível. Um estudo sobre o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 14h30-14h45: | 
                
                  |  |  | Sandra Makowiecky (UDESC/CBHA) | 
                
                  |  |  | Experiências intermitentes: arquivos, inventários e coleções em Santa Catarina | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 14h45-15h00: | 
                
                  |  |  | Maria do Carmo Freitas Veneroso (UFMG/CBHA) | 
                
                  |  |  | Livros de artista: seu lugar de produção e difusão no campo da arte contemporânea | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 15h00-15h30: | 
                
                  |  |  | Debate | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 15h30 – 16h00: | 
                
                  |  |  | Café | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Mesa-redonda 8 | (16h00 – 17h30) Mestres e artistas: práticas, formação e ensino (II)
 | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 16h00-16h15: | 
                
                  |  |  | Adalgisa Arantes Campos (UFMG/CBHA) | 
                
                  |  |  | Aprendizagem artística, pintura colonial mineira, pintores coloniais | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 16h15-16h30: | 
                
                  |  |  | Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA/CBHA) | 
                
                  |  |  | As maquinetas dos Humildes como representação do universo religioso feminino | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 16h30-16h45: | 
                
                  |  |  | Ana Mae Barbosa (USP/CBHA) | 
                
                  |  |  | Cecília Meireles e o Ensino da Arte: o cinema e a educação infantil | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 16h45-17h00: | 
                
                  |  |  | Angela Ancora da Luz (UFRJ/CBHA) | 
                
                  |  |  | O ateliê de Bandeira de Mello. Lugar de memória, de práticas e formação de mestres | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 17h00-17h30: | 
                
                  |  |  | Debate | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Quarta-feira 25/09 - noite | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 18h00 – 20h00 | 
                
                  |  |  | Conferências | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Glória Ferreira (UFRJ) | 
                
                  |  |  | A querela da abstração e a formação dos museus de arte moderna no Brasil, anos 40 | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Sylvia Dolinko (Conicet/UBA) | 
                
                  |  |  | El Instituto Di Tella y su programa de modernización cultural y experimentación artística en Buenos Aires en los años sesenta. Devenir de un proyecto institucional y actualidad de un archivo | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Jantar por adesão | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Quinta-feira 26/09 - manhã | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Mesa-redonda 9 | (9h00 – 11h00) Instituições, fronteiras e marginalidade
 | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 9h00-9h15: | 
                
                  |  |  | Paula Ramos (UFRGS/CBHA) | 
                
                  |  |  | MAC-RS: 21 anos de algumas conquistas, muitas crises e permanentes indefinições | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 9h15-9h30: | 
                
                  |  |  | Dária Jaremtchuk (USP/CBHA) | 
                
                  |  |  | CONTRABIENAL: exposição impressa ou manifesto político? | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 9h30-9h45: | 
                
                  |  |  | Emerson Dionísio Gomes de Oliveira (UnB/CBHA) | 
                
                  |  |  | O público como instituição: interdependência e criação na arte contemporânea | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 9h45-10h00: | 
                
                  |  |  | Maria Angélica Melendi (UFMG/CBHA) | 
                
                  |  |  | Ocorrências de arte contemporânea na natureza habitada | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 10h00-10h30: | 
                
                  |  |  | Debate | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 10h30-11h00: | 
                
                  |  |  | Café | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Mesa-redonda 10 | (11h00 – 12h30)Narrativas e interpretações: inclusões e exclusões(II)
 | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 11h00-11h15: | 
                
                  |  |  | Marize Malta (UFRJ/CBHA) | 
                
                  |  |  | A trivialidade da arte em casa: a coleção artística do Museu Casa de Rui Barbosa | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 11h15-11h30: | 
                
                  |  |  | Ana Gonçalves Magalhães (MAC/USP e CBHA) | 
                
                  |  |  | Bienal de São Paulo/MAM: Revisitando a Constituição de um Acervo Modernista | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 11h30-11h45: | 
                
                  |  |  | Felipe Soeiro Chaimovich (FAAP) | 
                
                  |  |  | Os museus de arte moderna e o conceito de moderno | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 11h45-12h00: | 
                
                  |  |  |                      Rosana Pereira de Freitas (UFRJ/CBHA)
 | 
                
                  |  |  | Orientalismo de vanguarda | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 12h00-12h30: | 
                
                  |  |  | Debate | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Quinta-feira 26/09 - tarde | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Mesa-redonda 11 | (14h00 – 16h00) Crítica e curadoria: construções de sentido
 | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 14h00-14h15: | 
                
                  |  |  | Ana Paula Nascimento (Pinacoteca do Estado de São Paulo/CBHA) | 
                
                  |  |  | A contribuição editorial de Virgílio Maurício no jornal Gazeta de Notícias em 1923 | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 14h15-14h30: | 
                
                  |  |  | Maria Lúcia Bastos Kern (PUC/RS e CBHA) | 
                
                  |  |  | A Revista Martín Fierro e o projeto de arte moderna | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 14h30-14h45: | 
                
                  |  |  | Maria Luisa Luz Távora (UFRJ/CBHA) | 
                
                  |  |  | A Gravura Informal no RESUMO - JB (1963-1972) | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 14h45-15h00: | 
                
                  |  |  | Maria de Fátima Morethy Couto (Unicamp/CBHA) | 
                
                  |  |  | Rejeições ao pop: arte e crítica na América Latina dos anos 1960 | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 15h00-15h30: | 
                
                  |  |  | Debate | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 15h30 – 16h00: | 
                
                  |  |  | Café  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Mesa-redonda 12 | (16h00 – 17h30) Imagens da arte e interpretações do passado (II)
 | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 16h00-16h15: | 
                
                  |  |  | Sheila Cabo Geraldo (UERJ/CBHA) | 
                
                  |  |  | Transversalização da arte e da história | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 16h15-16h30: | 
                
                  |  |  | Ângela Maria Grando Bezerra (UFES/CBHA) | 
                
                  |  |  | Persistência do passado na arte presente de Bill Viola | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 16h30-16h45: | 
                
                  |  |  | Paulo Silveira (UFRGS/CBHA) | 
                
                  |  |  | Reavaliando um insucesso de Ulises Carrión: o caso “O roubo do ano” | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 16h45-17h00: | 
                
                  |  |  | Stéphane Huchet (UFMG/CBHA) | 
                
                  |  |  | Os três passados/clichês de Vik Muniz: a participação, a iconografia e o artista | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | 17h00-17h30: | 
                
                  |  |  | Debate | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Quinta-feira 26/09 - noite | 
                
                  |  |  | 
 | 
                
                  |  |  | Conferências de encerramento | (18h00 – 20h00) | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Chantal Georgel (Institut National d’Histoire de l’art) | 
                
                  |  |  | Les rôles des collections privées dans l'histoire des instituitions muséales en France | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Philipe Sénéchal (Institut National d’Histoire de l’art) | 
                
                  |  |  | Publier ce que l'on vend: le marchand d'art ancien et son réseau scientifique | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Sexta-feira 27/09 - manhã | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | Assembleia do CBHA | (09h30-12h00) | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  | COMO CHEGAR NA FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA? | 
                
                  |  |  | Sobre a Fundação? - acesse o link | 
                
                  |  |  | Como chegar? - acesse o link | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  | 
                
                  |  |  |  |