|  |  |  | 
|  |  |  | 
|  |  | Sessão 5
- O ATELIÊ COMO REFÚGIO Coordenação: Maria do Carmo de Freitas Veneroso (UFMG/CBHA), Marília Andrés Ribeiro (UFMG/CBHA) e Neiva Bohns (UFPel/CBHA)
 | 
|  |  | . | 
|  |  | . | 
|  |  | MESA 1 – Quarta-feira: 24/11/2021 - 9h/11h | 
|  |  | . | 
|  |  | A SOLITUDE DE ZALUAR COMO EXERCÍCIO EM SEU ATELIÊ – 20 ANOS DE SILÊNCIO Ângela Âncora da Luz (Professora Doutora-UFRJ/CBHA)
 
 O ATELIÊ COMO ESPAÇO DE SOBREVIVÊNCIA DA MEMÓRIA
 Luísa Martins Waetge Kiefer (Doutora-UFRGS)
 
 DO ATELIÊ DE ARTISTA AO MUSEU DE ARTISTA: MUSEALIZAÇÃO COMO ATO POLÍTICO DECOLONIAL
 Carolina Ruoso (Professora Doutora-UFMG)
 
 O ACERVO ARTÍSTICO DE PAULO GAIAD: QUESTÕES PARA UMA HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA
 Thays Tonin (Professora Doutora - UFPel); Rosângela Miranda Cherem (Professora Doutora-UDESC)
 | 
|  |  | . | 
|  |  | . | 
|  |  | . | 
|  |  | MESA 2 – Quarta-feira: 24/11/2021 – 14h/16h | 
|  |  | . | 
|  |  | CRIATIVIDADE E RESILIÊNCIA NA PANDEMIA – CARLOS VERGARA EM SEU ATELIÊ Marilene Correa Maia (Professora Doutora-UFRJ)
 
 PRÁTICAS DE ATELIÊ NA ERA DE COVID-19
 Cássia Pérez da Silva (Doutoranda/Mestre-USP); Erico Marmirolli (Mestrando-UNISANTOS)
 
 ESPAÇOS DE FABULAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
 Jacqueline de Moura Siano (Doutora-UERJ/Pós-Doutoranda-UERJ); Isabel Almeida Carneiro (Professora Doutora-UERJ)
 
 O ATELIÊ É ONDE O ARTISTA ESTÁ: ARTE E RESILIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
 Maria do Carmo de Freitas Veneroso (Professora Doutora-UFMG/ CBHA)
 
 | 
|  |  | . | 
|  |  | . | 
|  |  | . | 
|  |  | MESA 3 – Quarta-feira: 24/11/2021 – 17h/19h 
 | 
|  |  | . | 
|  |  | LAPSOS NA ROTINA E O TRABALHO RECUPERADO Maria Izabel Branco Ribeiro (Professora Doutora-FAAP/CBHA)
 
 O ESTÚDIO FOTOGRÁFICO DE ALAIR GOMES COMO REINVENÇÃO DA FLÂNERIE
 Alexandre Santos (Professor Doutor - UFRGS/CBHA)
 
 FERNANDO LINDOTE: QUANDO O ISOLAMENTO PANDÊMICO GERA O TURBILHÃO E NÃO O SILÊNCIO
 Luciane Ruschel Nascimento Garcez (Professora Doutora-UDESC); Ana Lúcia Beck (Professora Doutora-UFG)
 
 TICIANO: A PESTE, A PIETÀ, E O SEU PEQUENO EX-VOTO, COMO UMA SÚPLICA DO HOMEM PRIVADO
 Tânia Cury Carvalho (Doutoranda/Mestre-UNIFESP)
 | 
|  |  | . | 
|  |  |  | 
|  |  |  | 
|  |  | MESA 4 – Quinta-feira: 25/11/2021 – 9h/11h | 
|  |  |  | 
|  |  | MÁRIO NAVARRO DA COSTA E SUA ATUAÇÃO ARTÍSTICA E DIPLOMÁTICA DURANTE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918)Natália Cristina de Aquino Gomes (Doutoranda/Mestre-UNIFESP)
 
 DA NATUREZA PARA O ATELIÊ: ARTISTAS NIPO-BRASILEIROS DURANTE A II GUERRA MUNDIAL
 Ana Paula Nascimento (Doutora-Museu Paulista-USP/CBHA)
 
 VISCONTI: RESILIÊNCIA E ESPERANÇA
 Mirian Nogueira Seraphim (Doutora-Projeto Eliseu Visconti/CBHA)
 
 ELISEU VISCONTI ENTRE A GUERRA E AS ALEGORIAS
 Ana Maria Tavares Cavalcanti (Professora Doutora-UFRJ/CBHA)
 | 
|  |  | . | 
|  |  |  | 
|  |  |  | 
|  |  | MESA 5 – Quinta-feira: 25/11/2021 – 14h/16h | 
|  |  |  | 
|  |  | WEGA NERY: A CASA-ATELIÊ COMO REFÚGIO José Augusto Avancini (Professor Doutor-UFRGS/CBHA)
 
 DILSON DIAS DE ALMEIDA E SEUS ATELIÊS MAGICIZADOS COMO REFÚGIOS DO MUNDO
 Carolina Reichert do Nascimento (Doutoranda/Mestre-UFBA)
 
 ARTISTAS FRANCESES E O BRASIL COMO REFÚGIO: O ATELIÊ COMO ESPAÇO DE ÊXITOS E DESVENTURAS
 Elaine Cristina Dias (Profa. Doutora-UNIFESP/CBHA)
 
 HENRIQUE JOSÉ DA SILVA (1773-1834): RETRATO EM TEMPOS CONVULSOS
 Patrícia Delayti Telles (Doutora-Universidade de Coimbra)
 | 
|  |  | . | 
|  |  |  | 
|  |  |  | 
|  |  | MESA 6 – Quinta-feira: 25/11/2021 – 17h/19h | 
|  |  |  | 
|  |  | HENRI MATISSE: UM MODO DE HABITAR PELOS “PAPIERS DÉCOUPÉS” Yasmin Elganim Vieira (Mestre-UFMG)
 
 O ATELIÊ CRIATIVO DE SÉRGIO MACHADO
 Marília Andrés Ribeiro (Professora Doutora.-UFMG/CBHA)
 
 O ESPAÇO INTERNO: CLÓVIS MARTINS-COSTA NA CASA-ATELIÊ
 Neiva Maria Fonseca Bohns (Professora Doutora.-UFPel/CBHA)
 
 MERGULHO EM SOLIDÃO COLETIVA: DA SÉRIE OFÉLIAS ÀS REFERÊNCIAS À PANDEMIA NO BRASIL
 Martha Werneck de Vasconcellos (Professora Doutora-UFRJ)
 | 
|  |  | . | 
|  |  |  | 
|  |  |  | 
|  |  | MESA 7 – Sexta-feira: 26/11/2021 – 9h/11h | 
|  |  | . | 
|  |  | DAS SOMBRAS DE SEGALL: A PRODUÇÃO DE LUCY CITTI FERREIRA Nerian Teixeira de Macedo de Lima (Doutorando/Mestre-UNICAMP)
 
 ON NE PASSE PAS: O ESCULTOR MODESTINO KANTO DIANTE DA GRANDE GUERRA
 Alberto Martin Chilón (Professor Doutor-UFRJ)
 
 UM OLHAR SOBRE OS OFÍCIOS DA MADEIRA, ENTRE OS SÉCULOS XVIII-XIX NO CONTEXTO LUSO-BRASILEIRO
 Isabela Torres Rodrigues (Mestre-UNIFESP)
 
 ORIXÁS NA PINTURA: ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA NO AUTO-EXÍLIO DE ABDIAS NASCIMENTO
 Rodrigo Rafael Gonzaga (Mestrando/Graduado-UFU)
 | 
|  |  | . | 
|  |  |  | 
|  |  |  | 
|  |  | MESA 8 – Sexta-feira: 26/11/2021 – 14h/16h | 
|  |  | . | 
|  |  | OS GONFALONES DE BENEDETO BONFIGLI: QUANDO O PASSADO NOS TOMA DE ASSALTO NO PRESENTE Sandra Makowieky (Professora Doutora-UDESC/CBHA)
 
 UMA FEMME DE LETTRES NO ACERVO DO MASP: RETRATO DE CONSTANCE DE LOWENDAHL, POR JEAN-HONORÉ FRAGONARD
 Angelica Beghini (Doutoranda/Museu da Imigração do Estado de São Paulo)
 
 DESOCIDENTALIZAR KANDINSKY: FIGURA E ABSTRAÇÃO COMO UM RETORNO À ARTE ORIGINÁRIA RUSSSA
 Mayã Gonçalves Fernandes (Doutoranda/Mestre-UNB)
 | 
|  |  | . |