| |
SESSÕES
TEMÁTICAS |
| |
|
| |
Sessão 3 - A Biografia das coisas: arte,
colecionismo e circulação da cultura material |
| |
|
| |
APRESENTAÇÃO
|
| |
Claudia Mattos Avolese, Iara
Schiavinatto Lis e Jens Baumgarten |
| |
|
| |
Circulação e
apropriação de gravuras flamengas na azulejaria portuguesa setecentista
|
| |
Aldilene Marinho Diniz |
| |
|
| |
Entre Ocidente e Japão: circulação dos
objetos artísticos e da técnica de perspectiva
|
| |
Michiko Okano |
| |
|
| |
Peças em
movimento: os itinerários da oferenda da Plataforma das Águias e
Jaguares de Chichén Itzá
|
| |
Daniel Grecco Pacheco |
| |
|
| |
Vida e Morte
de uma Estátua de “Exu” do Museu da Polícia Civil do Estado do Rio de
Janeiro
|
| |
Arthur Valle |
| |
|
| |
Objetos
religiosos, uma coleção, algumas biografias: fé e arte na coleção
Ferreira das Neves
|
| |
Marize Malta |
| |
|
| |
Uma cozinha
caipira entre o privado e o público: os caminhos de uma tela e seu
estudo
|
| |
Moema de Bacelar Alves |
| |
|
| |
Resposta de Tiradentes de Leopoldino de
Faria: notas biográficas de um quadro
|
| |
Ricardo Giannetti |
| |
|
| |
A Narrativa
de Joaquim José de Miranda: entre os fatos e as referências do desenho
|
| |
Maria Izabel Branco Ribeiro |
| |
|
| |
A viscondessa e seus
artistas: a trajetória de um leque de autógrafos
|
| |
Maraliz de Castro Vieira Christo |
| |
|
| |
Murilo
Mendes, colecionador de amigos
|
| |
Raquel Quinet Pifano |
| |
|
| |
Os percalços e a polêmica do pano de boca do
Teatro Municipal do Rio de Janeiro
|
| |
Mirian Nogueira Seraphim |
| |
|
| |
Dos registros
pictóricos à materialização do monumento funerário
|
| |
Maria Elizia Borges |
| |
|
| |
A biografia
da imagem: duas coleções de fotografias contam a vida de duas fotógrafas
|
| |
Erika Zerwes |
| |
|
| |
A coleção de
livros de horas da Real Biblioteca Portuguesa
|
| |
Maria Izabel Escano Souza |
| |
. |
| |
Objetos de acervo, objetos de pesquisa: a
experiência do Museu da Imigração
|
| |
Maria Angélica Beghini Morales, Juliana
Monteiro e Tatiana Chang Waldman |
|
. |
|
Museu da Escola Catarinense: por uma
biografia das coisas |
|
Sandra
Mackowiecky |
| |
. |
|
As metamorfoses do tondo di Piero di Cosimo
do MASP |
| |
Inácio Schiller Bittencourt Rebetez |
|
. |
|
A ideia de um
museu da história da arte francesa em São Paulo: didatismo ou difusão? |
|
Ana
Paula Nascimento |
|
. |
|
Arte e
Internet, da rede para a galeria |
|
Maria
Améila Bulhões |
|
. |
|
Produção cultural indígena e a história da
arte no Brasil: a problemática do deslocamento/descolamento |
|
Ivair
Reinaldim |
| . |
| Abstração em movimento: concretismo, neoconcretismo e tachismo |
| Rodrigo Vivas |
|
. |
|
Exposição e ocultação: um olhar sobre a obra
de Jac Leirner |
|
Pedro
Ernesto Freitas Lima |
|
. |
|
Da “aldeia” à Porte de Versailles: uma
biografia das bolsas Tupinambá a partir do Brasil contemporâneo |
|
Virginia
Borges |
|
|