| |
| |
|
| |
Sessão
1 - Afastando os males: arte e apotropismo |
| |
|
| |
APRESENTAÇÃO |
| |
Maria Berbara, Patrícia Meneses e
Tamara Quírico |
| |
|
| |
Entre a cruz e a serpente: poderes e
simbologias opostas em uma tela persuasiva |
| |
Rafael Augusto Castells de
Andrade |
| |
|
| |
Fluxos místicos: as águas e seus mistérios
no imaginário colonial luso-brasileiro |
| |
Francislei Lima da Silva e Matheus
Filipe Alves Madeira Drumond |
| |
|
| |
Entrecruzamentos Culturais: Superstição,
Mito e Fé nos Amuletos de coral
|
| |
Alexandre Ragazzi |
| . |
| Gogol e Vrubel: os poderes demoníacos da obra de arte |
| Luana Maribele Wedekin |
| |
. |
| |
Atravessar o
labirinto: Ondas Paradas de Probabilidade e a arte como modo de agir no
mundo |
| |
Ana Mannarino |
| |
. |
| |
Os púlpitos pisanos e as figurações
franciscanas do sagrado
|
| |
Paula Vermeersch |
| |
. |
| |
O poder dos
amuletos antigos: afastando a melancolia
|
| |
Andreia de Freitas Rodrigues |
| |
|
| |
Madeira, tecido e vidro: Notre-Dame de
Chartres e suas relíquias
|
| |
Elias Feitosa de Amorim Júnior |
| |
|
| |
A Virgem
Abrideira de Bárcena de Pie de Concha: devoção popular e apotropismo
|
| |
Clara Habib de Salles Abreu |
| |
|
| |
Rituais
Apotropaicos Mesopotâmicos: Imagem e Texto
|
| |
Katia Maria Paim Pozzer |
| |
|
| |
A efetividade da arte na História Natural:
naturalismo paradoxal
|
| |
Antônio Leandro Gomes de Souza Barros |
| |
|
| |
Análise
do altar de Iulia Victorina e seus elementos apotropaicos |
| |
Jaqueline
Souza Veloso |
| |
|