CBHA
 
 
   
   
   
   
 
Inicial
EDITAL
Programação
Sobre a imagem
Caderno de Resumos
 
Inscrições/Ouvintes
 
 
 
 
 
 
 
 
  XXXV Colóquio CBHA 2015
   
  XXXV Colóquio CBHA 2015
  XXXV Colóquio CBHA 2015
   
   
 

Nas últimas décadas, a história da arte tem se movido em direção a novas configurações teóricas, impulsionada pelo desejo de se tornar mais global e abraçar outras tradições de arte para além daquela dita “ocidental.” Hoje em dia, ideias sobre redesenhar o mapa da história da arte e rever as noções de espaço e lugar ocupam posições centrais na disciplina. A discussão tem sido particularmente fértil na produção de conhecimento sobre as relações entre os diferentes locais ao redor do globo. Todo esse debate leva à percepção de que não há vista totalizante sobre o campo da história da arte: cada posição implica um novo mapa e novas relações entre objetos e ideias, portanto, novas narrativas.

O XXXV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, simultâneo e vinculado ao Colóquio Internacional em parceria com o Comitê Internacional de História da Arte (CIHA), cujo tema é Novos Mundos: Fronteiras, Inclusão, Utopias, propõe a análise de algumas das questões implícitas nesse processo de expansão do campo da história da arte, a partir da perspectiva dos pesquisadores no Brasil. Propomos a explicitação de narrativas que tomem o país como ponto de partida para a discussão dessas relações entre próprio e global, contribuindo para a revisão dos discursos tradicionais que enfatizam a centralidade da Europa nos processos de construção e estruturação de arte e da história da arte na América Latina. Serão priorizadas as propostas que tratem de temas afins a essa questão geral, tais como

  1. os diálogos culturais e artísticos entre as diferentes tradições e matrizes existentes na região, como as nativas, indígenas, africanas, europeias, orientais, etc.;
  2. o papel da imigração e da circulação de objetos, práticas e ideias na criação do complexo mapa da arte e de sua história;
  3. a centralidade do lugar e do espaço para a arte contemporânea e para as diferentes manifestações artísticas e culturais vinculadas a discursos identitários;
  4. a função das instituições e do mercado no âmbito do desenvolvimento da nova geografia artística;
  5. as questões relativas à inclusão e exclusão e aos locais de encontro ou às fronteiras entre arte e vida, arte e tecnologia, humano e pós-humano.
   
   
  In recent decades, art history has been moving towards new theoretical settings, driven by the desire to become more global and embrace other art traditions beyond the Western domain. Today, ideas about redrawing the map art history and review the notions of space and place occupy central positions in the discipline. The discussion has been particularly fertile in the production of knowledge about the relationship between different locations around the globe. All this debate leads to the perception that there is no totalizing view of the art history field: each position implies a new map and new relationships between objects and ideas, so new narratives.

The XXXV Conference of the Brazilian Art History Committee (CBHA), simultaneous and linked to the International Conference organized in partnership with the International Committee of Art History (CIHA), whose theme is “New Worlds: Frontiers, Inclusion, Utopia”, proposes the analysis of some of the issues implicit in this process of expansion of the field of art history, from the perspective of the researchers in Brazil. We propose the explanation of narratives that take the country as a starting point for discussion of these relationships between the local and the global, contributing to the revision of the traditional speeches that enphasize the centrality of Europe in the processes of structuring art and art history fields in Latin America. Priority were given to proposals that address issues related to this general question such as:
  1. the cultural and artistic dialogue between the different existing traditions and matrix in the region as the native, indigenous, African, European, Oriental, etc.;
  2. the role of migration and the movement of objects, practices and ideas in creating the complex map of art and its history;
  3. the centrality of place and space for contemporary art and the diferente artistic and cultural events linked to identity discourses;
  4. the role of institutions and the market under the new artistic geography development;
  5. issues concerning the inclusion and exclusion and the places of encounters or the frontiers between art and life, art and technology, human and post-human.
   
 
 
 
Realizadores/Organizers
 
- Comitê Brasileiro de História da Arte - CBHA
- Comité International de l’Histoire de l’Art - CIHA
   
   
 
 
 
Correalizadores/Partnerships and Sponsors
 
- Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
- Comité International de l’Histoire de l’Art - CIHA
- Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
- Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
- Universidad de Los Andes, Bogotá, Colômbia
- Universidad Nacional San Martin, Buenos Aires, Argentina
- Centro Federal de Educação Tecnológica/Rio de Janeiro – CEFET/RJ
- Universidade Federal Fluminense - UFF
- Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
- Museu de Arte do Rio - MAR
- Museu Histórico Nacional - MHN
- Museu Nacional de Belas Artes - MNBA
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
- Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP
- Universidad de Los Andes, Bogotá, Colômbia
- Universidad Nacional San Martin, Buenos Aires, Argentina - UNSAM
- Centro Federal de Educação Tecnológica/Rio de Janeiro - CEFET/RJ
- Southern Methodist University, Dallas, USA - SMU
- The Getty Foundation, Los Angeles, USA
- Terra Foundation, Chicago, USA
- Goeth Institut
   
   
 
 
 
Diretoria do CBHA - Comitê Brasileiro de História da Arte/Board of CBHA - Brazilian Committee of Art History
 
- Claudia Valladão de Mattos (UNICAMP), presidente
- Roberto Conduru (UERJ), vice-presidente
- Maria Berbara (UERJ), secretário
- Mirian Nogueira Seraphim, tesoureira
   
   
 
 
 
XXXV Colóquio do CBHA/XXXV CBHA Colloquium
 
Comitê de Organização/Organizing Committee
 
- Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ)
- Arthur Valle (UFRRJ)
- Camila Dazzi (CEFET/RJ)
- Paulo Knauss (UFF)
- Rogéria de Ipanema (UFRJ)
- Vera Beatriz Siqueira (UERJ)
   
 
 
 
Comitê Científico/Scientific Committee
 
- Alexandre Ricardo dos Santos (UFRGS)
- Camila Dazzi (CEFET/RJ)
- Emerson Dionisio G. de Oliveira (UFB)
- Letícia Squeff (UNIFESP)
- Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA)
- Maria Elizia Borges (UFG)
   
   
 
 
 
International Conference: New Worlds: Frontiers, Inclusion, Utopia
 
Comitê de Organização e Científico/Organizing and Scientific Committee
 
- Roberto Conduru (UERJ/CBHA)
- Maria Berbara (UERJ/CBHA)
- Ana Magalhães (USP/CBHA)
- Thierry Dufrêne (INHA/CIHA)
- Jens Baumgarten (UNIFESP/CBHA
- Claudia Mattos (UNICAMP/CBHA)
- Peter Schneemann (Univ. Bern/CIHA
- Maria Isabel Baldassare (UNSAM))
- Maria Clara Bernal (Universidad de Los Andes)
   
   
   
   
   
     
   
  Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP   Instituto de Artes Unicamp   Universidade Estadual do Rio de Janeiro   UFRJ   UFF   UFRRJ   CEFET/RJ  
     
   
  UNIFESP   SMU   Universidad Los Andes   Getty Foundation   Terra Foundation   Goeth institut   MNBA
     
   
  Museu de Arte   Museu Histórico Nacional   Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior   Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico   Fundação de Amparo e à Pesquisa do Estado de São Paulo   Fundação Carlos Chagas